Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Estudo

Ter um vacinado em casa reduz o risco de os outros se infectarem, diz agência europeia

Everton Lopes Batista- Folhapress
30 mar 2021 às 10:09
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


A vacinação contra a Covid-19 está apenas no início, mas os indícios já mostram que os imunizantes podem representar o fim da pandemia. Estudos publicados nas últimas semanas apontam que as pessoas que receberam uma vacina e se infectam com o coronavírus Sars-Cov-2 podem ter carga viral reduzida, o que deve levar a menor chance de transmissão do patógeno.

Um estudo publicado nesta segunda-feira (29) na revista científica Nature Medicine indica que a vacina BNT162b2, desenvolvida pela farmacêutica americana Pfizer e a empresa alemã de biotecnologia BioNTech é uma das que desempenha esse papel.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o artigo, pessoas que receberam o imunizante e se infectaram com o coronavírus entre 12 e 37 dias após a primeira injeção tiveram uma carga viral substancialmente menor. "Essa carga viral reduzida indica uma infectividade potencialmente menor, contribuindo para o efeito da vacina sobre a propagação do vírus", escrevem os autores, cientistas de instituições de pesquisa de Israel.

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


Indo na mesma linha, o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças (ECDC) publicou um relatório técnico nesta segunda-feira (29) baseado em estudos que apontam os benefícios da vacinação para conter o avanço do vírus.

Publicidade


Segundo o ECDC, a vacinação de um morador da casa poderia reduzir em pelo menos 30% o risco de outras pessoas que moram no mesmo local se infectarem com o coronavírus.


"Há evidências de que a vacinação reduz significativamente a carga viral e as infecções sintomáticas e assintomáticas nas pessoas vacinadas, o que pode se traduzir em diminuição na transmissão, embora a eficácia das vacinas seja variável de acordo com o imunizante usado e a população alvo", diz a nota do ECDC.

Publicidade


Dados preliminares indicam que a vacina Covishield, desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, é capaz de barrar a transmissão do vírus em cerca de 70%. Dados de um estudo de Israel apontam que a vacina da Pfizer/BioNTech tem capacidade semelhante. Ainda não há dados que garantam que todas as vacinas contra a doença tenham a mesma função.


O documento do ECDC aponta também que uma segunda infecção pelo coronavírus é um evento raro. "Resultados de estudos confirmam que o efeito protetor de uma infecção prévia pelo Sars-CoV-2 varia de 81% a 100% após o 14º dia do início da infecção, durando por um período de cinco a sete meses [até onde os estudos permitem verificar]. A proteção para pessoas com mais de 65 anos de idade é mais baixa", diz o texto.

Publicidade


No entanto, o estudo publicado na Nature Medicine e o relatório do ECDC alertam que ainda não há dados conclusivos sobre o mesmo efeito das vacinas sobre a transmissão das diferentes variantes que vêm surgindo e preocupando as comunidades médicas e científicas.


"As diferentes variantes do vírus, que podem estar associadas a diferentes cargas virais, devem afetar diversas partes da população", escrevem os pesquisadores de Israel.


As variantes britânica (B.1.1.7), sul-africana (B.1.351) e brasileira (P.1) são as que mais preocupam no momento e já foram registradas em diversos países ao redor do mundo. Estudos apontam que essas novas cepas são mais transmissíveis, mas ainda não está claro se a Covid-19 que elas causam é mais grave.

"Como um vírus de RNA, o Sars-CoV-2 vai continuar evoluindo com o tempo, e seu potencial para escapar das defesas imunológicas humanas, induzidas pela infecção natural ou pelas vacinas, já foram documentadas", diz o relatório do ECDC.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade