Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Milão

Teste com hidroxicloroquina na Itália mostra resultado positivo

ANSA
30 mar 2020 às 10:03
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O imunologista italiano Roberto Burioni anunciou nesta segunda-feira (30) que testes em laboratório com um antigo remédio usado contra a malária apresentaram resultados positivos na prevenção contra o novo coronavírus (Sars-CoV-2).

De acordo com um texto publicado no site Medical Facts, o experimento foi conduzido no Hospital San Raffaele, em Milão, com o Plaquenil, nome comercial de um medicamento à base de hidroxicloroquina.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


No artigo, Burioni explica que, em 2005, pesquisadores americanos descobriram que o Plaquenil produzia uma "forte atividade antiviral" contra o coronavírus responsável pela síndrome respiratória aguda grave (Sars), bastante semelhante ao Sars-CoV-2.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


"Naturalmente, quando surgiu esse novo vírus, primo daquele da Sars, muitos pensaram em usar o Plaquenil para curar a infecção. A eficácia desta terapia ainda não está clara, bem como os mecanismos por meio dos quais o Plaquenil afeta a replicação viral. Como fazer testes em humanos é mais complicado, muitos pesquisadores pensaram em estudar o efeito do Plaquenil sobre o novo coronavírus em laboratório, inclusive nós", disse o imunologista.

Publicidade


No estudo, a equipe do Hospital San Raffaele fez o vírus se replicar em laboratório e administrou o remédio em três situações: depois da infecção das células; antes do contágio; e antes e depois da ação do vírus. Segundo Burioni, o resultado positivo apareceu na terceira hipótese.


"É um dado muito interessante. Para bloquear o vírus, é preciso usar o Plaquenil antes e depois da infecção. [...] Os dados que obtivemos sugerem que um experimento clínico deve ser feito administrando o fármaco não apenas quando o paciente já está mal, mas sim antes da infecção em indivíduos de maior risco", diz Burioni.

Em alguns países, como o Brasil, por exemplo, a cloroquina e a hidroxicloroquina têm sido testadas em pacientes em estado grave. Burioni, no entanto, encerra o texto fazendo um alerta: "Não corram para comprar o Plaquenil e não o tomem de qualquer jeito. Se, por um lado, a eficácia ainda não é certa, os efeitos colaterais do remédio são possíveis", disse.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade