Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Alerta

Testes na rede privada só devem ser feitos após 72 horas do surgimento dos sintomas

Redação Bonde e Assessoria de Imprensa
08 jan 2021 às 09:46
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Prefeitura de Arapongas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde divulgou na quarta-feira (6), uma orientação aos pacientes que buscam atendimentos para a realização de testes da Covid-19 na rede privada, em locais como farmácias, laboratórios ou nas próprias empresas onde trabalham. Conforme a orientação, é necessário que os pacientes realizem os exames respeitando a chamada janela de infecção, ou seja, submetendo-se aos testes somente no período de 72 horas completas a partir do início dos sintomas.


Conforme o secretário de Saúde, Moacir Paludetto Jr, fora desse prazo os resultados podem acarretar em falso negativo. "Temos detectado em nossos atendimentos que muitos dos pacientes estão fazendo os exames em rede privada e fora da janela de infecção, e com alguns sintomas, em laboratórios, farmácias ou ainda nas empresas. De acordo com as recomendações de indicações dos exames (RT-PCR e Antígeno viral), deve ser respeitado o período de 72h completas do início dos sintomas. Realizar o teste fora deste período poderá acarretar em teste falso negativo. Portanto, antes de realizar o exame, procure orientação médica em nossas unidades”, assinala o secretário. Com referência aos testes rápidos de anticorpos (IGG/IGM), ele fria que o tempo é ainda maior, conforme o fabricante, sendo que a realização deve ser no mínimo após o sétimo dia de início dos sintomas.

Cadastre-se em nossa newsletter

Ainda segundo Paludetto, o município não tem medido esforços para o controle da Covid-19, possuindo quatro Prontos Atendimentos para pacientes adultos e um Pronto Atendimento Infantil – para atendimento exclusivo às crianças. Tais locais contam com todos os recursos necessários para o atendimento de pacientes suspeitos ou testados positivos para Covid-19. "Além disso, mantemos permanentemente um centro de coletas de exames para diagnóstico precoce da doença. É preciso que todos estejam alinhados, para um combate e controle da doença, reduzindo a disseminação do vírus, bem como para um atendimento eficaz e essencial na linha de frente em combate ao coronavírus”, reforça.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade