Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Tire suas dúvidas sobre a vacinação contra Covid-19 em Londrina

Redação Bonde com N.Com
18 mar 2021 às 10:00
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Ferramenta segura e eficaz para prevenção, a vacinação contra Covid-19 é feita em Londrina desde a segunda quinzena de janeiro. A campanha é executada pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde), com apoio de outras secretarias e órgãos municipais, seguindo o cronograma do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19. Segundo a SMS, até a última terça-feira (16), em todo o município foram vacinadas 36.669 pessoas. Destas, 12.442 já receberam as duas doses.


A prefeitura de Londrina organizou uma grande operação de logística para atender os primeiros grupos prioritários. Inicialmente, foram vacinados profissionais e trabalhadores de saúde, funcionários e residentes das ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em seguida, no início de fevereiro, começou a segunda etapa do Plano Municipal, com vacinação dos idosos, grupo prioritário que compõe mais de 80% do total de mortes por Covid-19 em Londrina. Atualmente, essa etapa abrange os idosos com mais de 78 anos e os acamados.

Leia mais:

Imagem de destaque
Das 9h às 13h

Londrina terá ação integrada de combate à dengue neste sábado; veja os bairros

Imagem de destaque
Cardiologia

Nova diretriz orienta como medir pressão arterial dentro e fora de consultório para diagnóstico

Imagem de destaque
Alarmante

Em Londrina, mortes por dengue disparam 400% em um ano

Imagem de destaque
Impasse

Dois meses depois de publicação do edital, obra da UPA Sol em Londrina segue em aberto


Para garantir sua imunização, todas as pessoas que integram os grupos prioritários, ou seja, idosos, trabalhadores e profissionais em saúde, devem fazer cadastro no Portal da Prefeitura. Após análise da equipe da SMS, os cadastros validados ficam disponíveis para agendar dia e horário, em um dos dois locais de atendimento: a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim do Sol e o Centro de Imunização Zona Norte.

Publicidade


Abaixo, confira algumas das perguntas mais comuns a respeito da vacinação contra Covid-19:


A vacinação é gratuita?

Publicidade


Sim, cada vacina é disponibilizada pelo SUS (Sistema Único de Saúde), atendendo a ordem dos grupos prioritários. Não há venda dessas vacinas no Brasil, nem fornecimento em rede privada/particular.


Quem será vacinado primeiro? Qual será a ordem de vacinação contra a Covid-19?

Publicidade


Como ainda não há doses suficientes para atender toda a população que será imunizada, a vacinação é feita de forma gradual. No primeiro grupo prioritário, estão os profissionais e trabalhadores em saúde, idosos institucionalizados e trabalhadores dessas instituições. O segundo grupo prioritário engloba todos os idosos, em ordem cronológica, começando pelos de maior idade.


A listagem completa com os grupos prioritários de cada etapa está disponível no Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, da Prefeitura de Londrina.

Publicidade


Até quando ficará disponível o cadastro on-line da Prefeitura de Londrina?


A estimativa é que o cadastro permaneça aberto para cada grupo prioritário até sua conclusão, e o agendamento das vacinações ocorre mediante a chegada de doses. O cadastro é importante para que a Prefeitura estabeleça as estratégias de vacinação e consiga quantificar o número de doses necessárias para cada grupo prioritário.

Quem não tem internet ou não conseguiu preencher, pode se cadastrar de outra forma?

Publicidade


As equipes das escolas e dos Centros de Educação Infantil do Município estão capacitadas e aptas para fazer o cadastro e agendamento, para pessoas sem acesso à internet ou que não saibam preencher o formulário on-line.


Que documentos e informações preciso colocar no formulário? São todos obrigatórios?

Publicidade


Cada grupo prioritário possui determinadas informações que são obrigatórias. De forma geral, é preciso indicar o nome completo, CPF, endereço de residência e qual a UBS de referência (mais próxima de sua residência). Os profissionais e trabalhadores de saúde também devem indicar, além destes dados, o endereço de onde trabalha.


Errei alguma informação durante o cadastro, o que eu faço?


Basta encaminhar e-mail para [email protected] e pedir a alteração, ou buscar auxílio na escola municipal mais próxima. Em alguns casos, será necessário refazer todo o cadastro, seguindo orientação enviada pelo e-mail.


Como sei que meu cadastro foi validado? Quanto tempo leva essa análise?


O prazo médio para análise e validação do cadastro varia de dois a cinco dias, e é feita somente para os grupos que já possuem a vacinação liberada.


Serei avisado quando o agendamento estiver disponível? De que forma?


Quando seu grupo for liberado para a vacinação e o agendamento for liberado, o aviso ocorre de duas formas: por mensagem SMS para o celular do cadastro, e divulgação oficial por meio da Secretaria Municipal de Saúde (redes sociais e imprensa).


Não tenho como imprimir o formulário, posso salvar em formato digital no celular ou tablet?
Sim.


Para ser vacinado vão me dizer qual vacina será utilizada?


Sim. Essa informação constará na carteira de vacinação, entregue no atendimento, assim como a data prevista para retorno e aplicação da segunda dose.


Quais vacinas serão aplicadas no Paraná?


O estado utiliza vacinas aprovadas pela Anvisa e disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Até agora, estão sendo fornecidos dois imunizantes: a Coronavac, produzida pelo laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, e a vacina Covishield desenvolvida pela parceria Oxford/AstraZeneca, em convênio com a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).


Quem não pode ser vacinado, mesmo que esteja no grupo prioritário?


Assim como é recomendado para outras vacinas, pessoas com febre moderada ou grave não devem ser vacinadas e a imunização deve ser adiada, para não que não haja confusão entre sintomas e possíveis efeitos colaterais.


Quem teve diagnóstico confirmado de Covid-19 deve esperar, no mínimo, 30 dias após a data do primeiro sintoma ou do resultado do exame RT-PCR. Outras situações podem ser avaliadas com seu médico.


Gestantes, lactantes ou puérperas poderão tomar a vacina?


Para mulheres nessas condições e que também pertencem ao grupos de risco, a vacinação poderá ser realizada após avaliação e com decisão compartilhada entre a mulher e o seu médico.


A vacina é recomendada para crianças e adolescentes?


Até esse momento, as duas vacinas contra a Covid-19 aprovadas pela Anvisa não contemplam pessoas menores de 18 anos.


As vacinas causam alguma reação? Se eu passar mal, como devo proceder?


Tanto nos testes clínicos como entre os primeiros vacinados, não houve acontecimentos graves relacionados às vacinas. E em qualquer vacinação pode ocorrer os chamados "eventos leves”, como dor local, dor fraca ou moderada no corpo, febre baixa. Nesse caso, basta procurar uma Unidade Básica de Saúde ou Pronto Atendimento 24 horas. Para eventos mais graves, que são muito raros, o paciente em Londrina será direcionado ao Hospital Universitário da UEL.


Agendei um horário para ser vacinado mas preciso mudar, é possível?


Sim, a mudança do horário agendado pode ser feita, pelo mesmo site do cadastro.


Faço uso de medicamentos, há alguma contraindicação para tomar a vacina?


A vacina somente é contraindicada às pessoas que têm hipersensibilidade ao princípio ativo ou a qualquer um dos seus componentes. Confira a bula da Coronavac e da Astrazaneca/Oxford. Pacientes em uso de medicação para doenças reumatológicas, oncológicas, anticoagulantes e corticoides (uso contínuo) devem apresentar carta médica


Também é contraindicada às pessoas que já apresentaram uma reação alérgica intensa ao tomar dose anterior de vacina contra a Covid-19. Na dúvida, pergunte ao profissional de saúde.


Todo mundo é obrigado a se vacinar?


Quanto mais pessoas se imunizarem, mais fácil será de conter a disseminação do coronavírus. O Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde estabeleceu como meta vacinar ao menos 90% da população alvo de cada grupo.

Por que mesmo após tomar a vacina ainda preciso usar máscara e as demais medidas preventivas? Usar máscara, lavar as mãos e manter o distanciamento social são medidas eficientes e necessárias para evitar a disseminação do novo coronavírus. Ainda faltam muitos meses para que todos sejam vacinados contra a Covid-19, e mesmo quem já recebeu o imunizante ainda pode continuar sendo um agente de transmissão da doença.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade