A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita chamado Toxoplasma gondii. Também conhecida como doença do gato, porque ele é um de seus hospedeiros mas não é o único. Suínos, caprinos e aves também podem ser hospedeiros do causador da doença.
Para transmitir a doença, o hospedeiro precisa ingerir oocistos esporulados de Toxoplasma de alguma forma, seja em carnes cruas ou fezes de outros animais. Após o contágio, o gato passa a eliminar formas infectantes do parasita nas fezes, ou o cisto fica entre os nervos da carne. Quem tiver o contato ou ingestão do cisto, acaba se infectando também.
O que é
A infecção nos seres humanos é sintomático em 80 a 90 % dos casos. Ou seja, a doença se manifesta somente quando a imunidade da pessoa contaminada abaixa, mas se o sistema imunológico estiver funcionando de modo regular, o parasita não se manifesta e não o humano não aparenta nenhum sintoma.
Leia mais:
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Nísia Trindade descumpre promessa de disponibilizar medicamentos de câncer de mama no SUS
Estudo mostra correlação entre perda de músculo e maior risco de demência
Novos planos de saúde poderão ser cancelados com duas mensalidades atrasadas
A maioria das infecções ligadas a Toxoplasmose pode afetar o cérebro, pulmões, coração, olhos ou fígado. Seus principais sintomas são: aumento ou inchaço nos linfonodos, dor de cabeça, febre, dor muscular, dor e inflamação na garganta, confusão mental, cefaleia, inflamação da retina e convulsões.
Grávidas
Um período perigoso para a contaminação pela infecção no caso da toxoplasmose é durante a vida intra-uterina, já que a transmissão da gestante para o feto é bastante comum e afeta diretamente a formação do bebê em gestação.
Há algo que diz sobre grávidas não poderem ter contato com felinos durante a gestação. Mas isso não é necessário. Já que o ciclo protozoário demora até 3 semanas para se completar e 24h para se tornar infectante. Mesmo que o gato esteja infectado, se limpar a caixa de areia dele todos os dias não há riscos.
Como o protozoário também pode estar presente em carnes vermelhas e na água, é necessário ter mais cuidado com o que se ingere e ter uma boa higiene, lavando sempre as mãos e os alimentos.
Como evitar
Congelar carnes, caso ela tenha o cisto, as baixas temperaturas matam o protozoário. Sempre tratar água antes do consumo e tomar cuidado onde e como se come os alimentos.
Quanto aos gatos de apartamentos e os que não saem de casa, é muito difícil pegar a doença, principalmente se sua alimentação é com apenas ração.
Tratamento
As pessoas que apresentam algum tipo de sintoma, precisam de tratamento. A toxoplasmose é uma doença de evolução lenta, dura semanas. Medicamentos antimaláricos e antibióticos são os mais recomendados, mas antes de se medicar, é necessário procurar um médico.