Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Taxa de mortalidade

Tuberculose é a principal causa de morte entre pessoas com HIV no Paraná

Agência Estadual de Notícias
21 mar 2014 às 18:59

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A cada 100 pessoas infectadas com tuberculose no Paraná, quatro morrem em decorrência da doença. Essa taxa de mortalidade é cinco vezes maior quando o paciente está co-infectado com o vírus da Aids. Atualmente, a tuberculose é a principal causa de morte entre as pessoas que vivem com HIV.

Apesar disso, muitas pessoas ainda desconhecem os sintomas da tuberculose, o que compromete o diagnóstico precoce e o sucesso do tratamento. A necessidade de se difundir o problema da co-infecção entre a tuberculose e o HIV foi tema de um encontro nesta sexta-feira (21), em Curitiba.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O evento reuniu cerca de 400 pessoas, entre profissionais de saúde, gestores municipais e técnicos de diversas áreas. O encontro também marcou o início das atividades em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, celebrado na próxima segunda-feira (24).

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz InCor

75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo

Imagem de destaque
Confira a pesquisa

Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise

Imagem de destaque
Verão e chuvas

Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo


Ambos os exames estão disponíveis gratuitamente na rede pública de saúde. A Aids não tem cura, mas o paciente com HIV pode ter uma vida normal se mantiver o tratamento à risca. Já a tuberculose tem cura, mas para isso o tratamento tem ser realizado ininterruptamente por, no mínimo, seis meses.


DOENÇA – A tuberculose é transmitida por gotículas eliminadas no ar quando o doente tosse, espirra ou fala. Normalmente atinge os pulmões, mas também pode acometer outros órgãos. Os sintomas mais frequentes são tosse, cansaço excessivo, febre, sudorese, falta de apetite e emagrecimento.

Somente em 2013, 2,3 mil casos novos de tuberculose foram diagnosticados no Paraná. Pessoas que tiveram contato direto com pacientes com a doença também devem procurar uma unidade básica de saúde e realizar o exame de diagnóstico.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo