A fim de conscientizar as mulheres sobre a necessidade da realização de exames preventivos ao câncer de mama e colo uterino, a Unidade Básica de Saúde do Clair Pavan, localizada na Rua Souza Naves, 754, Centro, está realizando diversas ações.
Durante todo o mês, os profissionais da unidade conversarão com os usuários dos serviços sobre a importância do autoexame das mamas para a detecção de nódulos, da realização do preventivo e de exames complementares como a mamografia e ultrassom.
Para falar sobre o tema, diariamente, às 7h20 e às 13h10, os profissionais estão abordando os pacientes na sala de espera da unidade. Durante cerca de 15 minutos eles explicam sobre os exames, a doença e as formas de prevenção. Além disso, eles abriram horários extras para agendamento de consultas ginecológicas. Assim, as mulheres interessadas já podem aproveitar para marcar um horário para o preventivo.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Na sexta-feira (6), às 8h, na Casa das Irmãs (Rua Alagoas, 1.002), o farmacêutico e a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) vão orientar cerca de 15 pessoas que participam do grupo Hiperdia. Todos participarão da palestra com os dois profissionais, que levarão um modelo anatômico das mamas para demonstrar o procedimento correto para o autoexame e como verificar a existência de nódulos de diferentes tamanhos. O grupo trabalha com pessoas com hipertensão e diabetes fazendo o controle da pressão arterial, aferição da glicemia e medida de peso, além da dispensação de medicamentos.
Ainda na sexta-feira (6), às 8h30, no salão da Igreja Sagrados Corações (Rua Mato Grosso, 1.167), cerca de 20 pessoas, que participam do grupo de alongamento do NASF participaram de palestra sobre o mesmo assunto. A equipe retornará no mesmo local e horário nos dias 20 e 27 deste mês. Outros profissionais também irão às 8h30, na Assembleia de Deus para dialogar e sanar as dúvidas dos participantes do grupo de alongamento.
Por fim, está previsto para terça-feira (17), às 9 horas, está prevista uma palestra e roda de conversa com os alunos do Instituto de Educação Estadual de Londrina, localizado na Rua Brasil, 1.047, no centro. As enfermeiras da unidade de saúde do centro vão falar sobre a sexualidade, gravidez na adolescência, depressão e sobre o câncer de mama e de colo de útero. Além disso, elas abordarão os serviços disponíveis na UBS gratuitamente.
A unidade de saúde do centro atende uma área de abrangência de cerca de 40 mil pessoas, dos bairros Jardins Canadá, Canziani, Gayon, Lolata, Tuparandi e Roveri, vilas Kowalski, Siam, Simões e Victorelli, bairros Boa Vista e Nossa Senhora de Lourdes, Cidade Colônia e centro. A unidade funciona das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira. A cidadã ou cidadão que desejar pode sanar dúvidas pelo (43) 3379-0872.