Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

UBSs abrem neste sábado para vacinação contra o sarampo

Redação Bonde com N.Com
18 out 2019 às 15:53
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste sábado (19), haverá o Dia D de Mobilização Nacional, voltado para a realização da vacinação contra o sarampo, de crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos. A imunização acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, das 8 às 17 horas, e da zona rural, das 8 às 14 horas. As unidades também estarão realizando ações do Outubro Rosa, voltadas aos cuidados com a mulher.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou no dia 7 de outubro em todo o Brasil. Por isso, além do Dia D, neste sábado, as UBSs estão fornecendo a imunização de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento das unidades. As da zona urbana funcionam das 7 às 19 horas e as da zona rural seguem horário próprio.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A vacina fornecida na rede municipal é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Ela é disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação em duas doses, destinada a crianças de 12 e 15 meses. Este ano, por conta do aumento de casos de sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde disponibilizou uma dose complementar da vacina, voltada aos bebês na faixa etária de 6 meses a menores de 12 meses.

Leia mais:

Imagem de destaque
Prepare o bolso

Remédios devem ter reajuste de 4,5% a partir de 1º de abril

Imagem de destaque
17ª Regional de Saúde

Com 13 mil doses aplicadas, cobertura da vacinação contra dengue é de 57% na região de Londrina

Imagem de destaque
Escassez

Saúde deixa faltar drogas para hanseníase e pacientes ficam sem tratamento

Imagem de destaque
Entenda

Amplamente adotado, fumacê tem eficácia questionada e pode fazer mal à saúde


Em Londrina, há cerca de 35 mil crianças que estão dentro da faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, que devem passar pela verificação da situação vacinal e, se necessário, receber a vacina. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pediu que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas. "A vacinação é um direito da criança, que deve ser garantido e é o meio mais seguro e eficaz para se proteger da doença. Em caso de dúvidas se a criança deve ou não receber a dose, compareça até uma UBS para que um profissional verifique a carteirinha da criança”, afirmou.

Publicidade


Na terça-feira (15), foi confirmado o primeiro caso positivo de sarampo em Londrina, após 26 anos sem ocorrência da doença na cidade. Um jovem de 18 anos contraiu o vírus durante viagem a Maringá, em meados de setembro. Em novembro, o Ministério da Saúde abrirá uma segunda etapa da vacinação, entre os dias 18 e 30, para adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. O Dia D, de mobilização nacional, para este público, será no dia 30 de novembro.


De modo geral, a vacinação contra o sarampo é indicada para pessoas com idade entre 1 e 29 anos (duas doses); 30 a 49 anos (uma dose); e acima de 50 anos, em circunstâncias especiais. Os profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade

Publicidade



Divulgação
Outubro Rosa – Neste sábado (19), dentro da campanha Outubro Rosa, as UBSs realização diversos serviços, como orientações de saúde na sala de espera, avaliação de mamas, solicitação de mamografias e ultrassonografias e coleta de exames preventivos para câncer de colo uterino, para as mulheres que fizeram agendamento prévio nas unidades.


Além do Dia D, as UBSs estão promovendo muitas ações a fim de orientar as mulheres sobre a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero, incentivando também o autocuidado. Na próxima semana, na terça-feira (22), das 8 às 10 horas, a UBS do San Izidro, por exemplo, fará uma manhã de orientações e festividades, no pátio da unidade, chamada "Manhã das Celebridades”.

Publicidade


No local, serão ministradas orientações relativas ao Outubro Rosa, Mês do Idoso e de Saúde Bucal, haverá música ao vivo, o II Agito Rosa, com apresentações de dança e teatro, e o I Desfile das Panteras Cor de Rosa, onde as usuárias da UBS vão desfilar em uma passarela com roupas em tom de rosa e haverá eleição da mulher mais animada.


A UBS do Pind vai promover ação semelhante, na quarta-feira (23), das 8 às 10 horas, também com orientações sobre o Outubro Rosa, palestra motivacional, II Agito Rosa, I desfile das Panteras Cor de Rosa e informações sobre os direitos da pessoa idosa.

Por outro lado, as UBSs do Marabá e do Mister Thomas vão promover uma Caminhada Rosa, com os grupos da unidade coordenados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) 2, a fim de chamar a atenção para a campanha voltada à prevenção do câncer de mama. A do Marabá acontecerá na terça-feira (22), às 8 horas, com saída da academia ao ar livre do bairro, e a do Mister Thomas será na quarta-feira (23), também às 8 horas, com saída da Igreja Católica do bairro.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade