Neste sábado (19), haverá o Dia D de Mobilização Nacional, voltado para a realização da vacinação contra o sarampo, de crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos. A imunização acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana, das 8 às 17 horas, e da zona rural, das 8 às 14 horas. As unidades também estarão realizando ações do Outubro Rosa, voltadas aos cuidados com a mulher.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou no dia 7 de outubro em todo o Brasil. Por isso, além do Dia D, neste sábado, as UBSs estão fornecendo a imunização de segunda a sexta-feira, no horário de funcionamento das unidades. As da zona urbana funcionam das 7 às 19 horas e as da zona rural seguem horário próprio.
A vacina fornecida na rede municipal é a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Ela é disponibilizada no Calendário Nacional de Vacinação em duas doses, destinada a crianças de 12 e 15 meses. Este ano, por conta do aumento de casos de sarampo no Brasil, o Ministério da Saúde disponibilizou uma dose complementar da vacina, voltada aos bebês na faixa etária de 6 meses a menores de 12 meses.
Leia mais:
Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina
Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?
Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Em Londrina, há cerca de 35 mil crianças que estão dentro da faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos, que devem passar pela verificação da situação vacinal e, se necessário, receber a vacina. O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, pediu que os pais ou responsáveis levem as crianças para serem vacinadas. "A vacinação é um direito da criança, que deve ser garantido e é o meio mais seguro e eficaz para se proteger da doença. Em caso de dúvidas se a criança deve ou não receber a dose, compareça até uma UBS para que um profissional verifique a carteirinha da criança”, afirmou.
Na terça-feira (15), foi confirmado o primeiro caso positivo de sarampo em Londrina, após 26 anos sem ocorrência da doença na cidade. Um jovem de 18 anos contraiu o vírus durante viagem a Maringá, em meados de setembro. Em novembro, o Ministério da Saúde abrirá uma segunda etapa da vacinação, entre os dias 18 e 30, para adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos. O Dia D, de mobilização nacional, para este público, será no dia 30 de novembro.
De modo geral, a vacinação contra o sarampo é indicada para pessoas com idade entre 1 e 29 anos (duas doses); 30 a 49 anos (uma dose); e acima de 50 anos, em circunstâncias especiais. Os profissionais de saúde devem receber duas doses, independentemente da idade
Divulgação
Outubro Rosa – Neste sábado (19), dentro da campanha Outubro Rosa, as UBSs realização diversos serviços, como orientações de saúde na sala de espera, avaliação de mamas, solicitação de mamografias e ultrassonografias e coleta de exames preventivos para câncer de colo uterino, para as mulheres que fizeram agendamento prévio nas unidades.
Além do Dia D, as UBSs estão promovendo muitas ações a fim de orientar as mulheres sobre a importância da realização de exames para o diagnóstico precoce dos cânceres de mama e de colo de útero, incentivando também o autocuidado. Na próxima semana, na terça-feira (22), das 8 às 10 horas, a UBS do San Izidro, por exemplo, fará uma manhã de orientações e festividades, no pátio da unidade, chamada "Manhã das Celebridades”.
No local, serão ministradas orientações relativas ao Outubro Rosa, Mês do Idoso e de Saúde Bucal, haverá música ao vivo, o II Agito Rosa, com apresentações de dança e teatro, e o I Desfile das Panteras Cor de Rosa, onde as usuárias da UBS vão desfilar em uma passarela com roupas em tom de rosa e haverá eleição da mulher mais animada.
A UBS do Pind vai promover ação semelhante, na quarta-feira (23), das 8 às 10 horas, também com orientações sobre o Outubro Rosa, palestra motivacional, II Agito Rosa, I desfile das Panteras Cor de Rosa e informações sobre os direitos da pessoa idosa.
Por outro lado, as UBSs do Marabá e do Mister Thomas vão promover uma Caminhada Rosa, com os grupos da unidade coordenados pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) 2, a fim de chamar a atenção para a campanha voltada à prevenção do câncer de mama. A do Marabá acontecerá na terça-feira (22), às 8 horas, com saída da academia ao ar livre do bairro, e a do Mister Thomas será na quarta-feira (23), também às 8 horas, com saída da Igreja Católica do bairro.