Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Gestão de recursos

UEL diz que vê com "estranheza" estudo que apontou ineficiência de gastos do HU

Samara Rosenberger - Redação Bonde
07 mar 2016 às 12:12

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) enviou um pedido de informações e esclarecimentos ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) referente ao estudo realizado acerca da eficiência na gestão de recursos públicos do Hospital Universitário (HU).

Na pesquisa realizada pelo órgão e divulgada na última semana, o HU foi apontado como um dos maiores recebedores de recursos financeiros, apresentando, entretanto, fraco desempenho nos serviços que presta à população. De acordo com o Tribunal, a instituição recebeu R$ 295 milhões do Estado e prefeituras em 2014, mas seu índice de eficiência foi de 0,40. A Santa Casa e Evangélico de Londrina também receberam notas baixas: 0,124 e 0,09, respectivamente. O índice varia de 0 a 1, sendo que o 1 é a nota máxima.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A UEL, entretanto, contesta os dados divulgados pelo TCE e classifica-os como "estranhos". "Causou-nos estranheza os dados vultosos divulgados como sendo os que subsidiaram esta conclusão, bem como a ausência de diversos aspectos aparentemente não considerados na análise realizada. Entre os dados, ressalta aos olhos que os valores apresentados na matéria divulgada não mantêm relação com aqueles contabilizados e praticados pelo HU da UEL, no mesmo ano de referência, o que também ficou confirmado com a divulgação feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina na semana corrente", aponta a nota.

Leia mais:

Imagem de destaque
CPI da Covid

Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo

Imagem de destaque
Eficácia de 100%

Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science

Imagem de destaque
Harvard

Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2

Imagem de destaque
Novo boletim

Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital


O documento, assinado pela reitoria, ainda explicou que o relatório não inclui o pagamento de pessoal nas verbas recebidas, lançamento inexistente em unidades particulares. "A estranheza também se deu em razão da capacidade do HU em frequentemente ultrapassar o número de procedimentos, de diferentes níveis de complexidade, previstos em contrato com o gestor municipal".

Publicidade


Por sim, a universidade afirma que uma "base de dados comum e consistente trará maior capacidade de planejamento e busca de superação das enormes dificuldades que enfrenta a maior capacidade de gestão". Atualmente, o HU é o maior hospital de referência no interior do estado, atendendo 250 municípios.


Leia a nota na íntegra:

Publicidade


Em 2 de março último, tomamos conhecimento de matéria veiculada pela imprensa, acerca de relatório elaborado pelo Tribunal de Contas do Estado ? TCE, sobre o desempenho de cem (100) hospitais do Paraná. Trata-se, segundo divulgado, de uma análise ainda preliminar que subsidiará estudo daquele órgão para apurar a eficiência dos hospitais, comparando volume de recursos recebidos e procedimentos e serviços praticados pelos hospitais paranaenses.


Chamou-nos a atenção, no entanto, que o Hospital Universitário da UEL foi apontado como um dos que mais recursos financeiros recebe do poder público e um dos que apresenta mais baixo desempenho e eficiência nos serviços que presta à população. Causou-nos estranheza os dados vultosos divulgados como sendo os que subsidiaram esta conclusão, bem como a ausência de diversos aspectos aparentemente não considerados na análise realizada. Entre os dados, ressalta aos olhos que os valores apresentados na matéria divulgada não mantêm relação com aqueles contabilizados e praticados pelo HU da UEL no mesmo ano de referência (2014), o que também ficou confirmado com a divulgação feita pela Secretaria Municipal de Saúde de Londrina na semana corrente. Não ficou explicitado também na matéria divulgada pelo TCE neste momento, que no caso de um hospital público, o recurso repassado pelo Estado, aparentemente vultoso, inclui o pagamento de pessoal, o que não ocorre nas demais unidades particulares, não pertencentes à esfera do governo que foram a ele comparados.

Publicidade


Se este fato tivesse sido considerado, salvo maior juízo, teria sido mais adequada a comparação entre um hospital público, e também hospital escola, como é o caso do HU da UEL, com todos os demais 99 hospitais, não públicos, analisados. A estranheza também se deu em razão da capacidade do HU da UEL em frequentemente ultrapassar o número de procedimentos, de diferentes níveis de complexidade, previstos em contrato com o gestor municipal. A eficiência do HU da UEL tem sido reconhecida pela sociedade londrinense e pelos que se beneficiam de seus serviços.


No entanto, como até o presente momento a UEL só tomou conhecimento destes resultados do TCE pela imprensa, decidiu por enviar àquele órgão fiscalizador das contas públicas do Paraná um pedido de informações e esclarecimentos acerca da metodologia utilizada neste estudo, bem como da base de dados que foram utilizados e mencionados nas reportagens. Ainda que tenha sido divulgado como um estudo preliminar, partir de uma base de dados comum, consistente e que possa ser compartilhada, seguramente trará ao HU, assim como a toda a UEL, maior capacidade de planejamento e de busca de superação das enormes dificuldades que enfrenta e maior capacidade de gestão. Assim, estaríamos ampliando nossas condições de oferecer melhor qualidade de serviços de formação profissional e assistência prestada à população de Londrina e dos 250 municípios que deles se beneficiam.

Além da solicitação destes esclarecimentos, a Administração da UEL também renova sua disposição de busca de superação das dificuldades enfrentadas e sua disposição de continuar a aprimorar-se para realizar com a maior qualidade possível os serviços de saúde à população. Na certeza de que, como instituições públicas compartilhamos destes mesmos objetivos, a UEL coloca-se ainda à disposição do TCE para o aprimoramento deste trabalho.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo