Os letreiros da Universidade Estadual de Londrina (UEL) ganharam colorido especial neste mês de novembro, integrando a campanha nacional "Novembro Azul" e o projeto de extensão Ações voltadas para questões da Saúde na região de Londrina realizadas por estudantes do Curso de Farmácia da UEL e pelo Conselho Regional de Farmácia Júnior (CRF-JR).
A campanha pretende levar informação à comunidade universitária e sociedade em geral sobre o problema câncer de próstata, uma das principais causas de mortalidade de homens em todo o mundo. Vale lembrar que no Brasil, um em cada quatro pacientes com diagnóstico positivo vai a óbito. Nos Estados Unidos, esta relação é de um paciente para cada dez diagnosticados. Esse índice de cura se deve à realização de exames periódicos frequentes.
Assim como o Outubro Rosa alerta as mulheres sobre o câncer de mama, o Novembro Azul visa despertar nos homens a necessidade de exames periódicos para evitar um diagnóstico tardio.
Leia mais:
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Na UEL, a campanha é uma iniciativa dos estudantes do Curso de Farmácia, com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), Centro de Ciências da Saúde (CCS), CRF-PR/Jr UEL e PRÓ-SAÚDE.