Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Saiba mais

Um em cada cinco jovens tem problemas de colesterol

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
08 jun 2022 às 14:55
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A falta de atividade física e dietas pobres em nutrientes e ricas em gorduras saturadas podem promover uma verdadeira epidemia de colesterol alto (dislipidemia) na infância e na adolescência. Dados observacionais do estudo NHANES (The National Health and Nutrition Examination Survey), estimaram prevalência de 7,8% de aumento de colesterol total em crianças e adolescentes entre 8 e 17 anos. Nesta análise, aproximadamente uma em cada cinco crianças e adolescentes entre 8-17 anos apresentava alguma alteração lipídica (colesterol total, HDL-C, ou não-HDL-C).

 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade

O estudo brasileiro ERICA (Study of Cardiovascular Risks in Adolescents) avaliou dados de adolescentes brasileiros com idade entre 12 e 17 anos. As alterações lipídicas foram definidas como LDL-C ≥ 100 mg/dL, HDL-C < 45 mg/dL, e triglicérides (TG) ≥ 100 mg/dL. De um total de 38.069 adolescentes incluídos, mais de 24 mil registravam pelo menos um valor anormal do perfil lipídico (64,7%) e 3,7% tinham alterações nos três parâmetros. A combinação de desordens lipídicas mais prevalentes foi a presença de triglicérides elevado e HDL-C baixo. Como esperado, quanto mais elevado o índice de massa corpórea dos adolescentes, maior a prevalência de desordens lipídicas combinadas.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde

 

Publicidade

O LDL é responsável pela formação de placas de gorduras – nas artérias, dificultando o fluxo do sangue e aumentando o risco de infartos e AVCs. Já o HDL previne as doenças cardiovasculares (DCVs), reduzindo o acúmulo de placas. A população do país é composta por 70 milhões de crianças e jovens, o que representa 33% dos brasileiros.

 

Publicidade

A obesidade, a hipertensão arterial, o sedentarismo e o tabagismo estão entre os fatores de risco para a instalação da doença aterosclerótica – que é o acúmulo de placas de colesterol nas paredes das artérias. Ela causa obstrução do fluxo sanguíneo e cria um cenário ideal para as DCVs. O desenvolvimento de fatores de risco cardiovasculares  e de doenças metabólicas na infância resultam em perda de saúde cardiovascular até a vida adulta, em conjunto com ganho de peso e obesidade.

 

Publicidade

E o número de pessoas entre 2 e 19 anos com sobrepeso aumentou nas últimas quatro décadas: dados norte-americanos, na década passada, indicam que 17% de indivíduos nesta faixa etária são obesos e 15% apresentam sobrepeso. Jovens com obesidade tem perfis lipídicos significativamente piores (colesterol total, LDL-c e triglicérides mais elevados e HDL-c mais baixo), valores maiores de pressão arterial (PA), glicose e concentrações de insulina do que seus pares não obesos.

 

Publicidade

“Se antes as dislipidemias em crianças eram decorrentes principalmente das causas genéticas como a Hipercolesterolemia Familiar (que é a alteração genética caracterizada por aumento do colesterol às custas do LDL-c, além de ser a mais frequente e se associar a risco elevado de eventos cardiovasculares no adulto), a deterioração de hábitos dietéticos, sedentarismo e a crescente obesidade nesta fase da vida, são fatores determinantes para o aumento do risco metabólico, caracterizado por níveis de triglicérides elevados e HDL-c baixo”, diz a cardiologista Ana Paula Marte Chacra, que apresentará palestra sobre aterosclerose em crianças e adolescentes no 42º Congresso de Cardiologia da SOCESP, que acontece nos dias 16, 17 e 18 de junho, no Transamerica Expo Center, em São Paulo. “Trata-se de um assunto de extrema relevância porque observamos um aumento significativo de casos de dislipidemias nos consultórios pediátricos.”


Futuro

Publicidade

A preocupação com o tema se justifica: uma pesquisa do Centro de Estudos norte americano Bogalusa Heart Study mostrou que cerca de 50% das crianças com valores lipídicos anormais mantêm a anomalia na vida adulta. “Boa parte das dislipidemias iniciam-se na infância ou adolescência e, por isso é importante a identificação seguida de manejo precoces para reduzir riscos cardiovasculares futuros nestes indivíduos.”

 

Segundo a cardiologista, em primeiro lugar, é importante identificar dislipidemias graves, que requerem o uso de fármacos. "Estudo recente demonstrou que a estatina, tomada quando necessária desde a infância, associou-se à redução da progressão da aterosclerose em crianças com hipercolesterolemia familiar", diz Ana Paula.


Mas na grande maioria dos casos - seja de colesterol aumentado, seja de trigliceríades elevados neste grupo etário - é possível fazer a regulação dos índices por meio de hábitos saudáveis de vida, incluindo dieta e atividade física. "Trata-se do remédio mais barato, mais eficaz e sem contraindicações para, verdadeiramente, cortar o mal pela raiz", conclui a cardiologista.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade