Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estudo

Um em cada quatro pacientes com artrite tem depressão

Redação Bonde
04 nov 2010 às 16:03

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A depressão e a ansiedade são duas doenças que geralmente estão associadas às doenças reumáticas. A dor crônica que a osteoartrite impinge ao corpo e a redução progressiva da mobilidade podem contribuir para afetar o ânimo dos pacientes diagnosticados com estas moléstias, tornando-se comum o aparecimento de quadros de depressão e ansiedade.

"Durante o Congresso Mundial de Osteoartrite, um estudo espanhol revelou que 25% dos pacientes com osteoartrite, atendidos em regime ambulatorial pelo Serviço de Reumatologia do Hospital Parc Tauli de Sabadell, em Barcelona, apresentavam episódios de ansiedade e depressão, após o diagnóstico da doença reumática", afirma o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, diretor do Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares (Iredo).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O estudo espanhol acompanhou 430 pacientes, com idade média de 65 anos, todos residentes na área de Sabadell, em Barcelona. Conduzida pelo Dr. Naomi Navarro, a pesquisa comparou dados da incidência de depressão e ansiedade em pacientes osteoartríticos e em pacientes com tendinite e outras formas de reumatismo das partes moles. 25% dos pacientes com osteoartrite – no quadril, mãos ou joelhos – apresentavam depressão e ansiedade, enquanto apenas 15% dos pacientes com reumatismo das partes moles apresentavam os mesmos problemas.

Leia mais:

Imagem de destaque
País livre da doença

Brasil recupera certificado de eliminação do sarampo após cinco anos

Imagem de destaque
Orientação e educação

Campanha médica promove evento focado na prevenção de arritmias em Londrina

Imagem de destaque
Levantamento

Infestação de dengue atinge 3,3% e coloca Londrina em estado de alerta

Imagem de destaque
Até setembro de 2024

Brasil tem 66,5 mil pessoas à espera de transplantes de órgãos, diz relatório


"A dor, que geralmente ocorre quando o paciente realiza algum tipo de movimento, vai gradualmente inibindo a sua movimentação, limitando seus movimentos, o que provoca uma queda na sua qualidade de vida e afeta negativamente o seu humor, abrindo, assim, as portas para a depressão. Nesse sentido, uma abordagem multidisciplinar, abrangendo a Reumatologia e a Psiquiatria/Psicologia nos permite fazer um acompanhamento médico muito mais eficaz desses pacientes", explica Sérgio Bontempi.

Publicidade


Mais dor, menos mobilidade


A osteoartrite é atualmente a doença reumática mais prevalente no mundo, acometendo principalmente idosos. 15% da população mundial sofre com a doença, cuja incidência aumenta com a idade avançada. Na Espanha, onde o estudo que mencionamos foi realizado, a doença atinge entre 25% e 30% das pessoas, acima de 60 anos.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a osteartrite é a quarta doença que mais reduz a qualidade de vida, para cada ano vivido (com MW- Consultoria de Comunicação).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo