A falência da Unimed Paulistana não deve afetar o atendimento de clientes das outras operadoras do Sistema Unimed na capital paulista. Pelo menos é o que garante a assessoria de comunicação da Unimed Londrina. "Os nossos clientes, mesmo em São Paulo, não serão afetados por esta decisão e terão o atendimento garantido pelas Unimeds mais próximas", destacou a assessoria em nota enviada ao Bonde nesta sexta-feira (4). Ou seja, os clientes da Unimed Londrina poderão se utilizar do plano normalmente em São Paulo, com o custeio por parte da operadora através de um procedimento de intercâmbio, como informou a assessoria.
Com uma situação financeira delicada, a operadora em São Paulo não estaria conseguindo atender os seus usuários. O impasse fez com que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) determinasse, na última quarta-feira (2), que a Unimed Paulistana repassasse toda a carteira de clientes para outra operadora. A Unimed Londrina lembrou que a medida determinada pela ANS não se "entende para as outras 350 cooperativas que compõem o Sistema Unimed" no país. "Portanto, não atinge os clientes da Unimed Londrina", completou a operadora em nota.
A Unimed Brasil já havia informado, por meio de nota, que parte da rede credenciada vem adotando "atitude abusiva e unilateral" ao suspender o atendimento aos beneficiários da operadora. A empresa afirma que vem tomando medidas para que os clientes continuem a ter acesso aos serviços contratados. "Lembramos que a Unimed Paulistana teve decretada a alienação de carteira e não sua falência ou liquidação, ou mesmo 'quebra', e os boatos neste sentido apenas agravam o relacionamento com os prestadores de serviço", informou o comunicado. (com informações da Agência Brasil)