A Unimed Londrina irá oferecer gratuitamente o Curso de Gestantes para pacientes atendidas pela UBS (Unidade Básica de Saúde do Jardim Guanabara (região Sul de Londrina). A UBS indicará para os cursos as gestantes que realizam o pré-natal na unidade. O curso intensivo será realizado no dia 5 de abril.
Ao longo do ano, o curso irá atender 44 mulheres encaminhadas pela UBS. Elas receberão o mesmo atendimento, orientação e materiais que as clientes gestantes da Unimed Londrina recebem nos encontros.
Segundo o analista de promoção em saúde da Unimed Londrina, Rodrigo da Silva, o objetivo dessa inclusão é proporcionar um suporte completo às gestantes que não possuem o plano de saúde da operadora. "É muito importante para nós colaborarmos com a comunidade. Queremos que mais mulheres desfrutem do conhecimento que o curso oferece", conta o analista.
Leia mais:
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Uma das participantes indicadas pela UBS é Aline Diniz, que está em sua primeira gestação. "É tudo muito novo para mim. Então vai ser bem útil o curso. As informações que eu tenho de cuidados com o bebê foram recebidas pelo pré-natal que realizo no postinho e pelas pesquisas na internet", comenta a gestante. Aliny vai participar do curso intensivo.
O curso de gestantes da Unimed Londrina é divido em duas modalidades: intensivo, realizado em um único encontro, e extensivo, divido em sete encontros. As aulas são ministradas pela enfermeira da Unimed Londrina, Gheisa Lopes. Ela discute assuntos peculiares à gestação, mudanças físicas e psicológicas da gestante, nutrição, tipos de parto e os cuidados com recém-nascidos, como amamentação, vacinas indicadas para o bebê, entre outros.