A Universidade Norte do Paraná (Unopar) está oferecendo tratamento gratuito de acupuntura para pessoas com alguma alteração ou zumbido no ouvido.
O zumbido atinge em torno de 17% da populção mundial de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), este é um som percebido nos ouvidos ou na cabeça na ausência de um estímulo sonoro do ambiente. Ou seja, ele se trata de uma percepção sonora sem uma fonte de som externa. O zumbido não é uma doença em si, na verdade é um sintoma de uma condição de saúde que afeta algum ponto da via auditiva.
Com frequência, o zumbido é acompanhado de outros sintomas, como perda auditiva, tontura e intolerância a sons altos, que também refletem o estado dos ouvidos e prejudicam a vida de quem convive com o zumbido.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
A avaliação oferecida inicialmente, será feita por professores e alunos do curso de Fonoaudiologia e do Mestrado em Ciências da Reabilitação.
Os interessados devem ter encaminhamento médico ou de uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS), do município. O tratamento melhora a qualidade de vida dos pacientes, minimizando as alterações clínicas provocadas pelo zumbido.
As avaliações acontecem nesta sexta-feira (22), pela manhã na Clínica de Fonoaudiologia, que fica à Rua Marselha 269 no Jardim Piza, em Londrina. Mais informações no (43) 3371-7775.