A Unidade de Pronto Atendimento (UPA), instalada na zona oeste de Londrina, deve começar a funcionar somente em 2013. Uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal na manhã desta sexta-feira (23) para discutir o atraso de cinco meses. A obra já foi entregue, porém, o Observatário de Gestão Pública impugnou o edital de licitação para compra de equipamentos.
Na audiência desta manhã, o secretário de Saúde, Edson de Souza admitiu que não será possível cumprir o prazo estipulado anteriormente. A previsão é de que a UPA começasse a atender em dezembro. Souza explicou que uma nova licitação será feita para a compra de equipamentos.
Outra preocupação discutida na audiência pública era o prazo dado pelo Ministério da Saúde até dezembro para que a UPA iniciasse o atendimento à população. Havia o risco de o município ser obrigado a devolver R$ 2,6 milhões para União. No entanto, o Ministério da Saúde concedeu novo prazo. Agora, a UPA precisa estar funcionando até para atender os moradores da região até o início de abrirl de 2013.