Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Cuidados no verão

Uso excessivo de ar condicionado pode causar pneumonia

Redação Bonde com Saúde em Pauta Online
23 jan 2012 às 14:41
- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Seja em casa, no trabalho ou no carro, o ar condicionado é uma alternativa para refrescar os dias de forte calor. No entanto, o aparelho utilizado em excesso prejudica a saúde, aumenta o risco de gripe, sinusite, crises de asma, bronquite, infecções e, em casos mais graves, pode culminar em um quadro de pneumonia, alerta o pneumologista e diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, Dr. Ricardo Milinavicius.

Há quem considere o eletrodoméstico o salvador da pátria, enquanto outros são negativamente impactados, mas é inegável o frescor proporcionado pela temperatura agradável. Assim, para que não haja futuros problemas de saúde, o período de utilização do aparelho não deve exceder o período de duas horas por dia. Ultrapassado este tempo, o organismo já demonstra os primeiros indícios de complicações em razão da exposição excessiva ao ar condicionado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Os cílios da mucosa nasal são necessários para proteger o organismo dos agentes bacterianos. O ar frio resseca a mucosa e promove a fácil entrada de vírus e bactérias no organismo, especialmente pelas vias superiores e se encaminham diretamente ao pulmão", revela o pneumologista. Logo, o grupo formado por alérgicos deve dobrar os cuidados com o uso do aparelho, pois qualquer estímulo pode desencadear uma crise de sinusite, por exemplo.

Leia mais:

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos

Imagem de destaque
Preocupante

Governo adia campanha de vacinação da Covid após atraso na compra de doses


Com o ressecamento da mucosa, o corpo pede hidratação e é fundamental que o indivíduo beba muita água durante o dia. Quanto ao nariz, o uso do soro fisiológico três vezes ao dia umidifica a região danificada. O bom senso ao determinar a temperatura do ar condicionado também é uma das medidas preventivas de doenças e o recomendado é que o ambiente não fique muito frio e permaneça entre 20º C e 22º C graus.

Publicidade


Limpeza do aparelho


Assim como qualquer outro eletrodoméstico, o ar condicionado deve e precisa ser limpo para evitar o risco de infecções. O Dr. Milinavicius alerta para a importância da manutenção do aparelho. "Mesmo que a função do filtro seja impedir a passagem das bactérias, ele não o faz totalmente e sobra água detida nos tubos, o que favorece o crescimento de uma colônia de vírus e são eles que prejudicam a saúde".

A principal recomendação quanto à limpeza é a troca anual do filtro e também a realização da lavagem dos dutos a cada seis meses. Para o ar condicionado dos carros, a indicação é praticamente a mesma e o filtro deve ser substituído a cada 10 mil quilômetros. Seguindo essas indicações, é possível desfrutar plenamente o verão com o conforto do ar refrescante e sem prejudicar a saúde.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade