A Secretaria Especial dos Diretos da Pessoa com Deficiência de Curitiba lança nesta quarta-feira (27), inicialmente na Regional Pinheirinho, o projeto Acesso. Um micro-ônibus irá buscar e levar pessoas com deficiência na porta de casa.
A iniciativa é destinada exclusivamente para usuários com alto grau de comprometimento - sem autonomia ou independência funcional, relacionada às questões motora, intelectual ou emocional. São aquelas pessoas que têm restritas condições de mobilidade, autonomia ou comportamento e não conseguem utilizar os demais meios de transporte coletivos existentes para ir a consultas médicas.
Destinos - O projeto Acesso foi criado para conduzir pessoas com deficiência de suas residências a locais específicos, como serviços de saúde (consultas, exames, habilitação e reabilitação) e atendimentos socioassistenciais não continuados. Para a avaliação socioeconômica e de funcionalidade, os interessados devem fazer inscrição no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua casa.
O serviço vai funcionar em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17 horas.