Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Paraná

Usuários podem pesquisar lista de medicamentos pelo PIÁ

AEN-PR
05 fev 2020 às 20:28
- Geraldo Bubniak/AEN
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Todo cidadão paranaense pode consultar rapidamente, por meio do PIÁ - Programa de Inteligência Artificial do Governo do Paraná, os medicamentos que estão disponíveis nas 23 farmácias da rede do Estado.

A funcionalidade apresenta os medicamentos padronizados em 84 protocolos clínicos com as principais informações para o usuário, como disponibilidade na rede e Classificação Internacional de Doenças (CID). A consulta pode ser feita por qualquer pessoa, estando ou não cadastrada nos programas de assistência farmacêutica do Estado.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"É mais uma facilidade que o Governo do Estado implanta para inovar e agilizar a busca por informações sobre todos os medicamentos de alta e média complexidades ofertados em nossas farmácias”, disse o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. "Com isso reafirmamos o compromisso de tornar os serviços de saúde mais acessíveis e mais qualificados para todo o cidadão, em todos os municípios e regiões do Estado”, acrescentou.

Leia mais:

Imagem de destaque
Agência Nacional de Vigilâcia Sanitária

Entenda o que é a Anvisa, agência que regula remédios, vacinas e comida

Imagem de destaque
Aedes avança pelo PR

Saúde confirma oito mortes por dengue em Londrina e Rolândia; confira dados do boletim

Imagem de destaque
Saiba mais

Tande, campeão olímpico de vôlei, sofre infarto

Imagem de destaque
Saiba mais

Confira quais são os direitos do consumidor na venda da operadora de plano de saúde


De acordo com a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Secretaria, Deise Pontarolli, outro ponto importante é que por meio desta ferramenta o usuário consegue adiantar uma etapa da busca pelo medicamento, pois o sistema também apresenta os documentos necessários para a retirada na farmácia. Na mesma pesquisa, o cidadão tem todas as informações necessárias. Este conteúdo foi elaborado pela equipe de profissionais do setor em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná).

Publicidade


Segundo ela, as informações também são fundamentais para profissionais da saúde, órgãos públicos ligados à área, operadores do Direito e toda a comunidade. "O sentido é de facilitar a vida do cidadão, com entrega do medicamento o mais rápido possível, informação correta e garantia dos direitos de todos”, acrescentou.


ACESSO

Publicidade


A Secretaria da Saúde já mantinha a possibilidade de consulta, por meio do site oficial, mas agora com a disponibilização no PIÁ este acesso ficou ainda mais rápido e facilitado.


Para a consulta no PIÁ, o usuário deve acessar www.pia.pr.gov.br e seguir este passo a passo: guia de serviços saúde > medicamentos > consultar medicamentos da Farmácia do Paraná > consultar. Nesta última etapa, basta preencher o campo com o nome genérico do medicamento para obter as informações completas.

Hoje, são cerca de 230 medicamentos disponíveis e 241 mil usuários cadastrados para recebimento.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade