A rede municipal de Saúde de Ibiporã conta com uma nova vacina permanente em seu calendário básico de imunização. A partir desta terça-feira (9), todas as crianças na faixa etária de 1 ano até 1 ano, 11 meses e 29 dias poderão ser imunizadas contra a hepatite A em qualquer unidade básica de saúde (UBS) da cidade. É necessário levar carteira de vacinação da criança. Com isso, o Brasil passa a oferecer, gratuitamente, 14 vacinas de rotina, garantindo todas as vacinas recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
O esquema vacinal preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, prevê uma dose única da vacina. Será feito o monitoramento da situação epidemiológica da doença, no país, para definir a inclusão ou não de uma segunda dose no calendário da criança. A Hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado.
Entre os sintomas da doença incluem-se febre, náusea, vômitos, urina escura, fezes esbranquiçadas e icterícia (pigmentação amarelada na epiderme e tecido conjuntivo dos olhos).
Leia mais:
75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo
Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise
Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve
Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo
A meta em Ibiporã é imunizar 990 crianças nesta faixa etária. Inicialmente, o município está recebendo 142 doses da vacina, o suficiente para dois meses. A vacina contra a hepatite A é segura e praticamente isenta de reações, mas pode provocar vermelhidão e inchaço no local da aplicação. A imunização pode ser aplicada concomitantemente com outras vacinas, não havendo qualquer risco.