Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
4ª etapa

Vacinação contra a dengue encerra na próxima semana

Redação Bonde com N.Com
19 abr 2018 às 20:18
- Venilton Küchler/Sesa
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A quarta etapa de vacinação contra a dengue, iniciada no dia 20 de março, segue aberta até 28 de abril. Até esta data, o público-alvo, formado por jovens entre 15 e 27 anos que precisam fazer a terceira e última dose, pode procurar as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Londrina - zona urbana e rural - de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, para a imunização.

As segundas doses também estão sendo disponibilizadas, por meio de busca espontânea dos interessados. A meta do município é vacinar 25.107 jovens, que necessitam terminar o esquema vacinal, contudo, até agora, foram aplicadas cerca de 5 mil doses. Segundo a coordenadora de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, o Município realizou diversas ações para atingir o maior número de jovens possível, mas a procura ainda tem sido baixa.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Fomos em escolas, universidades, instituições e outros locais que concentram um número grande de jovens com esta faixa etária, porém identificamos que persiste a dificuldade em conscientizar os jovens sobre a importância desta vacina. Lembrando que estas pessoas ainda podem buscar a imunização nas UBSs até o final da próxima semana", disse.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Sônia lembrou ainda a importância de fechar o esquema vacinal, para que a proteção tenha eficácia. "É muito importante completar o esquema, pois uma ou duas doses não oferece proteção efetiva", informou. Para ser imunizado, o cidadão precisa apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação.

Sobre a vacina - A vacina tetravalente contra a dengue foi produzida por uma empresa francesa, após 20 anos de pesquisas, e aprovada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Ela protege contra quatro subtipos virais da doença e a imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Também não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticoides em dosagens elevadas e prolongadas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade