Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, nos últimos 50 anos, a dengue aumentou em 30 vezes e se tornou endêmica em 128 países. O ano de 2015 registrou uma das piores epidemias da doença no Brasil, com quase 1,6 milhão de casos.
Algumas pessoas já podem tomar a vacina, que chegou recentemente à Londrina e a melhor notícia é que, com parte da população imunizada a tendência é que menos mosquitos infectados circulem e consequentemente menos pessoas peguem a doença com o passar dos anos. É a chamada "imunização de rebanho".
Na rede particular, a vacina é indicada para pessoas de 9 a 45 anos. Pessoas com mais de 45 anos só serão imunizadas mediante apresentação de pedido médico. O laboratório fabricante da vacina não recomenda a imunização de crianças menores de nove anos em clientes abaixo desta faixa etária nem com apresentação de pedido médico.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Na rede pública de Londrina a vacina estará disponível de 13 a 31 de agosto e serão imunizadas pessoas entre 15 e 27 anos. A definição do público foi determinada pela Secretaria Estadual de Saúde e varia de uma cidade para outra porque leva em conta a amplitude da doença no último ano em cada município.
A vacina aplicada tanto na rede pública quanto na particular é a mesma. A imunização só é completa após as três doses da vacina e é preciso respeitar o intervalo de seis meses entre as aplicações.