No último sábado (24), a Secretaria Municipal de Saúde, realizou o "Dia D", de combate à dengue. Neste dia foram aplicadas, aproximadamente, 500 doses da vacina contra a doença. A meta é imunizar 25 mil jovens, na campanha que teve início na última semana e prossegue até 28 de abril. A ação ocorre em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Londrina, tanto da zona urbana quanto rural, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
A campanha é voltada para pessoas com idade de 15 a 27 anos. Nesta quarta fase fase, podem ser vacinadas as pessoas que precisam receber a segunda ou a terceira dose da vacina. Assim, não serão iniciados novos esquemas de vacinação. Para ser imunizado, o cidadão precisa apresentar documento de identidade, que é obrigatório, e a carteira de vacinação.
A partir desta semana, a UEL (Universidade Estadual de Londrina) ofertará as doses para estudantes, funcionários e público em geral, dentro da idade exigida. Entre esta segunda (26) e terça-feira (27), os trabalhos estão centralizados no RU (Restaurante Universitário), das 9h às 19h. Já na quarta-feira (28) a ação migra para a área do HU (Hospital Universitário), na sala 515, prédio 3 do CCS. Neste espaço os atendimentos serão das 8 às 17h30.
Leia mais:
Pimenta diz não ver necessidade por ora de afastamento de Lula da Presidência após cirurgia
Com 1.176 casos de dengue, regional de Londrina lidera registros de dengue no Paraná
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Além da UEL, outras duas instituições de ensino superior terão vacinação. Nos dias 26 e 27 de março, as faculdades Inesul e PUC realizam as doses da campanha em seus períodos de aula. As atividades descentralizadas também irão ocorrer ao longo da campanha, envolvendo espaços de grande circulação, além de empresas e entidades. Os interessados em participar devem entrar em contato com a UBS mais próxima de sua região para obter os detalhes necessários.
Sobre a vacina - A vacina tetravalente contra a dengue protege contra quatro subtipos virais da doença. A imunização é completa após a aplicação de três doses, com intervalo de seis meses entre elas, e não podem ser aplicadas em conjunto com vacinas para outras doenças. Ela não pode ser aplicada em gestantes; mulheres que amamentam; pessoas com baixa imunidade congênita ou adquirida; e pessoas em tratamento com corticóides em dosagens elevadas e prolongadas.