A Secretaria Municipal da Saúde de Ibiporã, através da divisão de Vigilância Epidemiológica, realizará no período de 4 a 22 de maio a 17ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe.
A vacina será disponibilizada gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da zona urbana e rural para o público-alvo da campanha: crianças de zero até cinco anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade e funcionários de presídios, população indígena e pessoas portadoras de doenças crônicas como, por exemplo, aquelas com diabetes.
No sábado (9) será realizado o "Dia D", em que nacionalmente todas as unidades de saúde estarão abertas para vacinação. As crianças com até dois anos de idade devem tomar duas doses da vacina, já para os demais é necessário apenas uma única. Em todos os casos, é necessário ter em mãos a carteira de vacinação para facilitar o atendimento e registro da vacina. Os profissionais da saúde também podem apresentar seu registro profissional para receber a imunização. Já os portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais devem apresentar prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina no ato da imunização.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Em Ibiporã, o público-alvo da campanha representa 13.230 pessoas. A meta da Secretaria da Saúde é imunizar 80% de cada um dos grupos prioritários. Em 2014, 8.404 doses foram aplicadas, atingindo 79,6% da meta. "A campanha objetiva reduzir as complicações, internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Quando aplicada em um período que antecede o inverno a vacina é ideal para manter a população protegida contra a gripe", explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica e do Programa de Imunização, Sebastiana Riechel.
Como nos anos anteriores, a vacina concede proteção contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes: Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. Conforme Sebastiana, o Ministério da Saúde contraindica a vacina apenas para pessoas com histórico de reações alérgicas em doses anteriores ou para pessoas alérgicas a ovo de galinha e derivados.