Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Londrina

Vacinação contra a gripe imuniza mais de 35 mil idosos em uma semana

Redação Bonde com N.Com
30 mar 2020 às 11:10
- Gustavo Tacaki/N.Com
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que iniciou na última segunda-feira (23), imunizou 35.540 idosos em Londrina, em uma semana, ou seja, 59% do público-alvo, que totaliza 60 mil pessoas com 60 anos ou mais.

Somente no último sábado (28), 19 mil idosos, com idade entre 60 e 79 anos, receberam a dose nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), com horário marcado, e outros 8.500 em sistema de drive-thru, sem sair do carro, em uma ação que aconteceu no estacionamento da Igreja Presbiteriana Central.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Além disso, durante a semana, outros 8.040 idosos, com 80 anos ou mais, foram imunizados em suas residências, além de 3.364 profissionais da saúde.

Leia mais:

Imagem de destaque
No Brasil

Uso de canabidiol para tratar dependência de crack é melhor do que remédios convencionais, diz estudo

Imagem de destaque
Das 9h às 13h

Londrina terá ação integrada de combate à dengue neste sábado; veja os bairros

Imagem de destaque
Cardiologia

Nova diretriz orienta como medir pressão arterial dentro e fora de consultório para diagnóstico

Imagem de destaque
Alarmante

Em Londrina, mortes por dengue disparam 400% em um ano


Segundo o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, a campanha de vacinação realizada no sábado, tanto nas UBSs quanto no drive-thru, foi um sucesso. "Nas unidades foi feito agendamento prévio, evitando filas e aglomerações, o que proporcionou uma qualidade muito satisfatória para o processo de trabalho. No drive-thru, fizemos algo inovador, sem sequer sair dos carros. Neste caso, conseguimos vacinar todos os idosos que procuraram a vacinação. Encerramos a atividade às 19h10, sem nenhum carro nas filas”, afirmou.

Publicidade


LEIA TAMBÉM:


Londrina deve receber mais vacinas contra gripe nesta semana

Publicidade


O secretário contou que, agora, o município vai aguardar o envio do segundo lote de vacinas, pelo Ministério da Saúde, que deve ocorrer entre esta terça (31) e quarta-feira (1), para, na sequência, fazer a analise de quantas vacinas foram disponibilizadas e abrir novamente as modalidades de agendamento.


"A orientação para a população, neste momento, é que ela não vá às UBSs para se vacinar, também não precisa ligar, pois assim que estivermos com as vacinas em mãos, iremos divulgar como vai proceder a segunda etapa”, afirmou.

Publicidade


A diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, ressaltou que, mesmo não protegendo contra o coronavírus, a vacinação é importante porque ela previne que as pessoas peguem gripe. "Sabemos que a gripe sempre foi causadora de doenças e que ela abre a possibilidade para algumas infecções secundárias, por isso ela é extremamente importante, principalmente para a população idosa. Esta vacinação objetiva evitar as gripes usuais”, disse.


A Campanha de Vacinação contra a Gripe, que normalmente acontece em abril, foi antecipada pelo Ministério da Saúde devido à pandemia de coronavírus. Esta primeira etapa é voltada para os idosos e profissionais da saúde. A Vacina Influenza Trivalente protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul, incluindo o H1N1.

Publicidade


Segurança no drive-thru


A GM (Guarda Municipal) de Londrina participou da ação no sábado (28), na Igreja Presbiteriana, fazendo a segurança do entorno. Foram posicionadas oito equipes nos principais entroncamentos de acesso ao local de vacinação para, em conjunto com a CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização), orientar o fluxo do trânsito.

De acordo com o inspetor Eliel Costa, a presença da GM colaborou para a segurança do evento. "Os guardas atuaram na orientação do trânsito das 8 às 19 horas, gerenciando os desentendimentos por causa da ordem da fila, orientando os cidadãos e desobstruindo as vias. Portanto, o cuidado principal da GM foi com a segurança do cidadão londrinense, haja vista que a grande maioria era composta por idosos. A proximidade com o cidadão londrinense foi a grande marca desse trabalho, salvaguardando seu direito de acesso à saúde com segurança”, informou.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade