Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Vacinação contra a gripe tem baixa adesão de gestantes e crianças

Natália Cancian - Folhapress
27 mai 2020 às 08:14
- Marcello Casal Jr./Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Após atingir a meta de vacinação em idosos, a campanha de imunização contra gripe tem registrado baixa adesão entre os públicos que fazem parte das duas últimas etapas da estratégia, sobretudo entre gestantes e crianças. A situação tem gerado alerta em equipes de saúde.

Para comparação, a primeira fase da campanha de vacinação, voltada a idosos, teve adesão de 114% –maior, assim, até do que o público inicialmente previsto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Já na segunda fase, voltada a policiais, bombeiros, pessoas com doenças crônicas e caminhoneiros, a adesão foi de 64,6%.
Na terceira, ainda em andamento, o percentual atual é de apenas 23,2%. "É um número muito baixo", diz Francieli Fontana, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações.

Leia mais:

Imagem de destaque
1.256 mortes pela doença

Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Ensino Superior

Brasil tem 22 graduações avaliadas entre as melhores do mundo, aponta ranking

Imagem de destaque
Fitofotodermatose

BBB 24: Dermatologista alerta para riscos do contato da pele com frutas cítricas ao sol

Imagem de destaque
Alerta

Hepatites virais matam 3,5 mil pessoas por dia no mundo, afirma OMS


Além de crianças e gestantes, a etapa atual da campanha é voltada também a pessoas com deficiência, mulheres até 45 dias após o parto, professores e pessoas de entre 55 a 59 anos.

Publicidade


Segundo Fontana, quem faz parte dos dois últimos grupos e ainda não recebeu as doses pode procurar os postos de saúde até 5 de junho. Ela não informou se haverá possibilidade de prorrogação.


Iniciada em 23 de março, a campanha de vacinação contra a gripe tinha como objetivo vacinar ao menos 90% do público-alvo, previsto em 77 milhões de pessoas. Somados todos os grupos, a taxa atual é de 62,7%.


A estimativa do ministério é que 29 milhões de pessoas ainda não tenham sido vacinadas.

A vacina contra a gripe protege contra três tipos do vírus influenza, caso do H1N1, e é importante para reduzir complicações, internações e mortes.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade