Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Previna-se

Vacinação contra a gripe termina nesta sexta-feira (26)

Redação Bonde com N.Com
25 mai 2017 às 09:11

Compartilhar notícia

- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Termina nesta sexta-feira (26), a campanha de vacinação contra a influenza. Até agora cerca de 73% do público-alvo foi atendido, são 115.800 pessoas em um total de 167 mil pessoas previstas para serem vacinadas contra influenza em Londrina.

Até o momento, os grupos prioritários com a adesão mais baixa são crianças de 6 meses a cinco anos, com 43% do previsto, e professores da rede pública ou particular, 42% da previsão. Por outro lado, o grupo de idosos atingiu o índice de 86% da meta prevista, tendo imunizado até o momento 56.300 pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os interessados que façam parte da faixa etária tem até sexta-feira (26) para procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, seja na zona urbana ou na rural. A coordenadora de Imunizações da Secretaria Municipal de Saúde, Sônia Fernandes, solicitou que as pessoas aproveitem a oportunidade de se vacinarem. "Lembrando que entre tomar a vacina e ela fazer efeito leva em torno de 10 a 15 dias", frisou.

Leia mais:

Imagem de destaque
De 2 a 20 de dezembro

Hospital Zona Norte faz mutirão noturno de cirurgias eletivas em Londrina

Imagem de destaque
Saiba mais

Como ficará a dedução dos gastos com saúde após as mudanças no Imposto de Renda?

Imagem de destaque
Análise

Envelhecimento da população ampliará demanda por gastos com saúde, projeta Tesouro

Imagem de destaque
Chips da beleza

Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM


A vacinação é destinada aos seguintes grupos: pessoas com 60 anos de idade ou mais; crianças com idade de seis meses a menores de cinco anos; gestantes e puérperas, no período até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados; população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas; funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais, que possuam prescrição médica; e professores de escolas públicas e privadas, que estejam em atividade.

Publicidade


Para receber a vacina, é preciso apresentar na UBS o documento de identidade com foto e, no caso das crianças, carteira de vacinação. Para os doentes crônicos também é necessário levar a solicitação médica que conste a doença de base; os professores devem levar declaração da instituição que é vinculado e documento de identificação com foto; e as puérperas precisam levar o registro de nascimento ou declaração de nascidos vivos. A campanha teve início no dia 17 de abril.


A vacina
A vacina é trivalente, ou seja, protege contra os três tipos de vírus que mais causam complicações: H1N1, H3N2 e Brisbane. Foram produzidas pelo Instituto Butantan e InstitutoButantan/Sanofi Pasteur-França e disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

A aplicação ocorre em dose única. Porém, em crianças com idade até oito anos, pode haver a necessidade de duas doses, com intervalo de 30 dias entre elas. A vacina contra influenza não pode ser aplicada em pessoas com histórico de alergia grave à proteína do ovo de galinha, ou qualquer componente da vacina. Caso haja necessidade, é permitida a aplicação simultânea com outras vacinas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo