A Secretaria Municipal de Saúde informou hoje (20) que a campanha de vacinação contra a paralisia infantil está prorrogada em Londrina. Isso porque, até o momento apenas 61% das 30.073 crianças de 6 meses a 4 anos 11 meses e 29 dias foram vacinadas.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Francisco Eugênio de Souza, a campanha só será finalizada quando atingir, pelo menos, 95% do público-alvo. "Não temos data limite para o término da vacinação, mas esperamos que até final do mês, pelo menos, 95% das crianças sejam vacinadas. Poucos pais e responsáveis procuraram vacinar as crianças. Mas não podemos esquecer que essa vacina é extremamente importante, principalmente porque é através dela que conseguimos manter o controle da doença", esclareceu.
Para aumentar a vacinação, além de disponibilizar as doses nas 53 Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Secretaria está disponibilizando os agentes comunitários de saúde (ACS) para realizarem visitas domiciliares, onde poderão imunizar as crianças que ainda não tomaram a dose contra a poliomielite. Os ACS também visitarão igrejas, clubes e associações para aumentar a divulgação da campanha. A iniciativa de prorrogar a vacinação partiu do governo municipal, sendo que desde 8 de junho os profissionais da saúde estão imunizando as crianças.