Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Novas remessas esgotaram

Vacinação contra Covid está suspensa em três capitais

Folhapress
30 jul 2021 às 09:46
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Depois de nove capitais terem interrompido a aplicação da primeira dose de vacina contra a Covid-19, novos lotes recebidos pelos estados permitiram retomada na campanha em seis delas -Belém, Natal, Curitiba, Vitória, Maceió e Campo Grande.

As novas remessas, porém, não foram suficientes, e nesta quinta não houve aplicações em São Luís, João Pessoa e Florianópolis.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Na capital maranhense, a aplicação da primeira dose será retomada nesta sexta (30) para adolescentes sem comorbidades a partir de 14 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


Em João Pessoa, a aplicação da primeira dose havia sido retomada na quarta, mas parou de novo nesta quinta.
Florianópolis, que ficou uma semana sem aplicar a primeira dose para outros públicos, chegou a receber vacinas do Ministério da Saúde, mas a quantidade não foi suficiente para ampliar a faixa etária de atendimento, segundo a prefeitura. Assim, a administração está promovendo apenas repescagem de vacinação dos grupos já contemplados.

Publicidade


Nesta sexta, não haverá aplicação de primeira dose em João Pessoa, Florianópolis e Salvador.


A capital baiana, que estava sem aplicar vacinas de primeira dose desde sexta-feira (23), retomou a imunização nesta quarta-feira (28) de pessoas com 34 e 33 anos. A quantidade de vacinas, contudo, foi suficiente apenas para dois dias.

Publicidade


Nesta quinta-feira (29), o prefeito Bruno Reis anunciou nova suspensão da aplicação de primeiras doses com o fim dos lotes enviado pelo Ministério da Saúde nesta semana. Ao todo, chegaram 39 mil doses, sendo 26 mil de Coronavac e 13 mil da Pfizer.


Novos lotes de primeiras doses devem chegar apenas na próxima semana. Com isso, a partir de sexta-feira (30) a vacinação será apenas de segunda dose.

Publicidade


Além da falta de continuidade no fluxo de envio de primeiras doses, o secretário de Saúde de Salvador, Leonardo Prates, critica a falta de flexibilidade nas normas no Ministério da Saúde.


Em comunicado nesta terça-feira (28), o Ministério da Saúde informou estados e municípios "devem seguir, rigorosamente, as definições do Programa Nacional de Imunizações quanto aos intervalos entre as doses e demais recomendações técnicas, sob pena de responsabilidade futura".

Publicidade


"A gente apela para a revisão desses pontos que dificultam a operação do sistema de saúde e geram uma sobrecarga no estoque de segundas doses. A nossa luta é para não ter doses paradas", afirma Prates.


A prefeitura de Salvador aplicou 76% das segundas doses recebidas. Atualmente, possui cerca de 147 mil segundas doses em estoque, aguardando o prazo previsto pelo Ministério da Saúde para a sua aplicação.

Publicidade


São Luís está apenas com aplicação de segunda dose sendo realizada desde quarta-feira, enquanto aguarda a distribuição de novas doses. Depois de avançar na imunização para pessoas até 18 anos ainda em junho, a capital do Maranhão abriu a vacinação para adolescentes, chegando até a faixa de 15 anos.


Foram feitas ainda repescagens para idades que já haviam sido contempladas -na terça, estavam sendo chamadas novamente pessoas a partir de 25 anos. A prefeitura já abriu cadastro para adolescentes a partir de 12 anos.

Publicidade


Curitiba, que estava com aplicação de primeira dose suspensa desde terça-feira (27), avançou um grupo etário nesta quinta-feira (29). A prefeitura, no entanto, mudou a metodologia de chamamento, passando a anunciar o ano de nascimento ao invés da idade do público-alvo.


Nesta quinta, foram chamados os nascidos em 1985, o que inclui pessoas de 36 e 35 anos. A mudança rendeu reclamações e elogios nas redes sociais da prefeitura. Alguns destacaram o fato de o grupo de pessoas com 36 anos ter agora uma terceira chance de se vacinar, já que foram chamados anteriormente por dois dias.


A prefeitura afirmou que a mudança serve para organizar melhor o fluxo nos pontos de vacinação e garantir o atendimento por ordem decrescente de idade, principalmente quando houver necessidade de convocar apenas metade de uma faixa etária.

Na sexta-feira (29), a administração anunciou que só realizará repescagem de aplicação de primeira dose em pessoas acima de 46 anos, gestantes e puérperas, já que as doses disponíveis não são suficientes para ampliar o público-alvo.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade