Meninas de 11 a 13 anos já podem tomar vacina contra HPV em qualquer unidade básica de saúde em Curitiba. Começou nesta segunda-feira (10) a campanha nacional de vacinação contra a doença em crianças e adolescentes do sexo feminino nesta faixa etária. São três doses da vacina.
A primeira dose deve ser tomada durante esta campanha. Já a segunda deverá ser tomada dentro de seis meses depois de ser aplicada a primeira injeção. Para tomar a terceira dose, a adolescente deve esperar por mais cinco anos depois de aplicada a segunda vacina.
A vacina é uma proteção contra o papilomavírus humano (HPV), que pode causar o câncer de colo de útero. Em 70% dos casos em que mulheres desenvolvem o câncer, a doença está relacionada com a presença do HPV. Esta é a terceira maior causa de mortes de mulheres por câncer no Brasil.
Leia mais:
Investigação sobre desvios em compra de vacina da Covid volta ao STF, e PGR analisa em segredo
Droga injetável contra HIV é eleita descoberta de 2024 pela revista Science
Estudo sugere que consumo de chocolate amargo está ligado à redução no risco de diabetes tipo 2
Lula tem alta da UTI e passa a ter cuidados semi-intensivos no hospital
Segundo a prefeitura de Curitiba, a meta é vacinar 80% das cerca de 40 mil adolescentes nesta faixa etária que residem em Curitiba. São 109 unidades básicas de saúde na capital disponíveis para as adolescentes tomarem a dose da vacina.