A primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite está marcada para este sábado (12). A meta do Ministério da Saúde é imunizar 14,6 milhões de cde idade, mesmo as que já foram vacinadas em campanhas anteriores.
No total, 48 milhões de doses vão ser distribuídas na primeira e segunda etapas da campanha. A segunda fase será realizada no dia 14 de agosto.
De acordo com o ministério da Saúde, 115 mil postos de imunização em todo o país vão funcionar, envolvendo aproximadamente 350 mil pessoas e 42 mil veículos (terrestres, marítimos e fluviais).
Leia mais:
Hemepar faz alerta para doação de sangue antes das festas de fim de ano
Ministério da Saúde amplia de 22 para 194 serviços voltados à população trans no SUS
Um sucesso, diz médico de Lula sobre procedimento na cabeça para evitar novos sangramentos
Opas se preocupa com aumento de casos de dengue, oropouche e gripe aviária nas Américas
Segundo a pasta, o Brasil está livre do vírus causador da pólio desde 1989, quando o último caso da doença foi registrado. Contudo, é necessário continuar com a vacinação, pois há o risco de importação do vírus de países que ainda registram casos da doença, como o Paquistão, a Índia, o Afeganistão e a Nigéria.
Este ano, aproveitando o clima de Copa do Mundo, o Zé Gotinha, principal personagem das campanhas de imunização para crianças, estará com o uniforme verde e amarelo da seleção brasileira para ressaltar o slogan da campanha: "Vacinou, É Gol".
As doses que previnem a paralisia infantil são oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e também estão disponíveis durante todo o ano nos postos de saúde.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave que resulta em lesões no sistema nervoso, causando paralisia principalmente nos membros inferiores. A contaminação ocorre, na maioria das vezes, via oral.