Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Para as crianças

Vacinação contra sarampo acontece neste sábado em todo o Paraná

AEN-PR
18 out 2019 às 11:11
- AEN-PR
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Secretaria de Estado da Saúde chama a população para o Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo, que vai ocorrer neste sábado (19). As UBS (Unidades Básicas de Saúde) vão estar abertas em todo o Paraná para aplicação das doses. O secretário da pasta, Beto Preto, reforça o chamado para que pais e responsáveis levem as crianças com mais de seis meses e com menos de cinco anos de idade para serem imunizadas.

Nesta sexta-feira (18), o secretário vai estar em Paranaguá, na UBS do Leblon, para reforçar essa convocação. "Vamos até as unidades básicas de saúde, vamos levar as crianças para a vacinação. Lembro a todos que essa é a única maneira de prevenção do sarampo”, destaca. "As nossas unidades estarão abertas neste sábado em todo o Estado para vacinar quem ainda não está imune ao sarampo”.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O sarampo é uma infecção viral, aguda, altamente contagiosa, transmitida por via aérea, por meio da fala, do espirro, da tosse e até da respiração. Pode acometer todas as faixas etárias suscetíveis, tendo maior gravidade nas crianças. O vírus do sarampo pode levar à complicações como encefalite, meningite e pneumonia. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde e os municípios paranaenses, reforça a campanha de vacinação.

Leia mais:

Imagem de destaque
183 no Paraná

Brasil já registra 1.657 mortes por dengue desde janeiro de 2024

Imagem de destaque
Altitude

Palmeiras recorre a suplemento para amenizar 'viagem que Guardiola não faz'

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas


Boletim - De acordo novo Boletim Epidemiológico divulgado pela secretaria estadual nesta quinta-feira (17), são 157 casos de sarampo no Paraná confirmados até esta quarta (16). Somente nesta última semana foram mais 54 pessoas com a doença. Os dados representam um aumento de mais de 50% de casos confirmados em relação à semana anterior, que somava 103. Outros 284 casos estão em investigação. Em Curitiba,123 pessoas já tiveram ou ainda estão com sarampo.

Publicidade


Quando ampliado para a Região Metropolitana, o número sobre para 151. No interior, os municípios que registram casos confirmados são: Londrina (1 caso), Jacarezinho (1), Ponta Grossa (1), Maringá (2) e Rolândia (1). A maioria dos casos é registrada em adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos.


Campanha de vacinação - A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo teve início no dia 7 deste mês e está dividida em duas etapas. Entre 7 e 25 de outubro, o objetivo é ampliar a vacinação em crianças de 6 meses a menores de cinco anos de idade – quatro anos, 11 meses e 29 dias. O Dia D é neste sábado (19). A segunda etapa da campanha acontece de 18 a 30 de novembro. Nesta fase, os adultos jovens, com idade entre 20 e 29 anos, são o público-alvo, com o dia D no sábado (30).


Sintomas - Os sintomas mais comuns do sarampo são: febre alta, tosse, coriza, conjuntivite e exantema (manchas avermelhadas na pele que aparecem primeiro no rosto e atrás da orelha e depois se espalham pelo corpo). Podem ocorrer também cefaleia, indisposição e diarreia. Como não existe tratamento específico para o sarampo, é importante ficar atento ao aparecimento dos sintomas. Os doentes ficam em isolamento domiciliar ou hospitalar por um período médio de sete dias a partir do aparecimento das manchas vermelhas no corpo.

"Pedimos para quem tiver os sintomas que procure o quanto antes o serviço médico para ser medicado e receber as instruções sobre o monitoramento da evolução da doença”, afirma o secretário Beto Preto.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade