A Secretaria de Saúde prorrogou a campanha de vacinação contra o vírus da gripe para as pessoas com mais de 60 anos até o dia 11 de maio. A decisão foi tomada para que os idosos, que ainda não receberam a vacina, tenham oportunidade de tomar sua dose. A responsável pelo Departamento de Doenças Imunopreveníveis, da Secretaria de Saúde, Mirian Woiski, informa que já foram vacinados mais de 460 mil idosos no Paraná, o que representa 52% da população nessa faixa etária.
"Infelizmente alguns municípios tiveram muitas dificuldades relacionadas às chuvas dos últimos dias. A Secretaria já repôs o que foi perdido e estamos dando continuidade ao trabalho de imunização contra o vírus da gripe para essa população", disse Woiski
Segundo ela, a 22a Regional de Saúde, em Ivaiporã, já ultrapassou a meta mínima proposta pelo Ministério da Saúde, que é vacinar 70% dos idosos. Os municípios da Regional já vacinaram quase 10 mil pessoas acima de 60 anos, atingindo 76% de cobertura.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
Outras cinco Regionais de Saúde passaram dos 60% de vacinação: Cascavel (10a), Campo Mourão (11a), Cianorte (13a), Paranavaí (14a) e Cornélio Procópio (18a) juntos já vacinaram quase 86 mil idosos.
Nos últimos anos a Secretaria de Saúde ultrapassou a meta proposta pelo Ministério da Saúde para vacinação dos idosos. Em 2003, 83.3 % dos idosos foram vacinados; em 2004 o índice chegou a 87,8%, que se manteve em 2005 com 87% pessoas vacinadas. Em 2006, o índice foi de 89,3%.
Para as pessoas que não podem ir a um local de vacinação, as secretarias municipais de saúde disponibilizam equipes para irem as casas dos idosos. Além disso, equipes volantes se deslocam aos locais de grande circulação de pessoas levando informações e vacinas para quem está passando.