Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Diz agência europeia

Vacinação eficiente contra Covid-19 vai depender de estatísticas

Folhapress
27 out 2020 às 08:13
- Reprodução/Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Garantir o uso mais eficiente de vacinas contra Covid-19, que serão escassas quando estiverem viáveis, dependerá de estatísticas de qualidade, afirmou nesta segunda (26) a ECDC (agência europeia de doenças infecciosas).


A entidade publicou orientações em que lista ao menos 24 dados necessários para desenhar políticas de vacinação que atinjam com mais precisão os objetivos de saúde, reduzindo desvios e perdas. Veja a íntegra.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a agência, decisões precisas sobre que grupos priorizar só poderão ser tomadas depois que um produto se mostrar seguro e eficaz. Será preciso saber, por exemplo, se a imunização ocorre de forma uniforme ou é mais forte em determinados estratos da população e se há efeitos adversos específicos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste sábado

Apenas 22% das crianças foram tomar a vacina contra dengue em Londrina; Dia D terá mutirão em shopping

Imagem de destaque
UNIDADE DO JARDIM DO SOL

Após desabamento de forro, UPA de Londrina pode ser transferida para prédio na Faria Lima durante obras

Imagem de destaque
PARA CRIANÇAS DE 10 E 11 ANOS

Cambé inicia vacinação contra dengue nesta terça-feira (27)

Imagem de destaque
Mais de 58 mil casos no PR

Brasil ultrapassa 650 mil casos de dengue; 94 mortes desde o início do ano


"Atualmente, faltam certeza e conhecimento sobre as características das vacinas que podem estar disponíveis, além de haver lacunas no conhecimento científico do vírus e a doença. Os planos e estratégias de vacinação, portanto, precisam ser adaptados à medida que houver mais informações", afirmou a ECDC.

Publicidade


Segundo a agência, quando as características dos produtos forem conhecidas, a eficiência da imunização vai depender de um sistema eficiente de vigilância (testes e rastreamento), estudos de eficácia e impacto, monitoramento de efeitos adversos e dados confiáveis sobre a cobertura da vacinação.


A ECDC também recomenda que os países tenham regras claras e transparentes de aplicação baseadas em evidências e preparem marcos legais, infraestrutura de distribuição das vacinas, campanhas de comunicação e monitoramento da reação do público à imunização.

Publicidade


A avaliação feita pela União Europeia após a pandemia de gripe H1N1 em 2009 mostrou que alcançar maior cobertura entre os profissionais de saúde é essencial para manter o atendimento durante a pandemia.


Se a linha de frente do combate à doença não estiver vacinada, o risco cresce para o público em geral, afirma a ECDC. Além dos profissionais de saúde, a agência afirma que os governos podem definir outras prioridades, a depender do tipo de vacina disponível e das características do país.

Publicidade


As estratégias podem levar em conta estratos de idade, grupos mais vulneráveis, regiões geográficas com maior incidência e locais com surtos ativos.


"A identificação dos grupos prioritários, e das camadas dentro deles, dependerão de vários fatores, incluindo a epidemiologia da doença no momento da implantação da vacina, a evidência de risco de doença grave e de exposição ao coronavírus, a preservação de serviços sociais essenciais e princípios de equidade, entre outros", afirma a agência.

Na Europa, uma das preocupações é que haja acesso equivalente a todos os países, segundo a diretora da ECDC, Andrea Ammon, por causa da "natureza transfronteiriça da transmissão". Se a imunização falhar em um ou mais países, os outros ficarão menos protegidos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade