Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Entenda

Vacinas contra a Covid e oxigênio medicinal só poderão ser exportados com autorização da Anvisa

- Pixabay
Raquel Lopes - Folhapress
04 mar 2021 às 08:48
Publicidade
Publicidade

A Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) colocou o oxigênio medicinal e vacinas contra a Covid-19 entre os produtos que precisam de sua autorização para serem exportados no país.


A decisão, tomada em reunião da diretoria colegiada na última quarta-feira (3), inclui a exportação de matéria-prima, produto semi-elaborado ou que já esteja pronto.

Publicidade
Publicidade


A medida adotada é temporária e envolve as ações de proteção da saúde pública estabelecidas pela agência no enfretamento da pandemia do novo coronavírus.

Leia mais:

Imagem de destaque
Alerta

OMS alerta para falsificações do Ozempic

Imagem de destaque
Neuralink

Humano recebe primeiro implante de chip cerebral de empresa de Elon Musk

Imagem de destaque
521 municípios

Distribuição de doses da vacina contra a dengue pode começar na 2ª semana de fevereiro

Imagem de destaque
Entenda

Londrina deve adotar medidas para sanar problemas em serviços residenciais terapêuticos


Segundo o diretor da Anvisa Rômison Rodrigues Mota, a decisão foi tomada por conta da dificuldade de se obter vacinas no mundo.

Publicidade


"A medida ocorre por dois motivos: o desabastecimento de oxigênio em diferentes partes do país, como divulgado em Manaus, e a corrida mundial pela vacinação, tendo em vista que a capacidade fabril das indústrias encontra-se abaixo do necessário para garantir o fornecimento para toda a população."


A decisão pode atrapalhar o planejamento de laboratórios que pretendem exportar vacina no Brasil, como o Instituto Butantan e a União Química.

Países do Cone Sul têm avançado em negociações para adquirir a vacina Coronavac por meio do Butantan. Outros o fazem por via direta com o laboratório chinês Sinovac, como o Chile, que recebeu os primeiros 2 milhões de doses na última quinta-feira (28).


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade