Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Em Sorocaba

Variante do coronavírus semelhante à da África do Sul é detectada

Artur Rodrigues - Folhapress
31 mar 2021 às 14:27
- iStock
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O governo João Doria (PSDB) confirmou nesta quarta-feira (31) que foi detectado um caso de uma variante do coronavírus que se assemelha à da África do Sul.


A informação foi dada em coletiva no Palácio dos Bandeirantes (zona oeste de SP).

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com o diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, o material genético do vírus foi analisado. Embora seja similar à da África do Sul, não é descartado que seja uma nova variante.

Leia mais:

Imagem de destaque
Entenda

Veto a procedimento de aborto legal já afeta atendimentos a meninas estupradas

Imagem de destaque
Recorde de mortes em um ano

Brasil tem média de 11 mortes por dia por dengue em 2024

Imagem de destaque
Entenda

Com envelhecimento da população, casos de câncer de próstata devem dobrar até 2040, diz estudo

Imagem de destaque
Saiba mais

Entenda como é o mecanismo de agravamento e morte por dengue


"Em Sorocaba foi identificada uma variante, que foi submetida o trabalho descrevendo. É uma variante assemelhada à da África do Sul, embora não haja histórico de viagem ou de contato com viajantes à África do Sul. Então também existe a possibilidade de que seja já uma evolução da nossa P1 em direção a essa nova mutação da África do Sul", informou Covas.

Publicidade


Segundo Dimas Covas, terá que ser determinada qual é a real incidência dessa variante. "Se for apenas um caso, as medidas são as medidas que em andamento. Fora isso o acompanhamento genômico em outros locais, o sequenciamento, para a observação do surgimento dessas variantes. Porque isso nesse momento é esperado e o que temos que fazer é o sequenciamento rotineiro de um percentual das amostras testadas para monitorar o aparecimento das variantes", disse.


Sobre a situação da doença no estado, o secretário da Saúde, Jean Gorinchteyn, informou que São Paulo tem 92,2% das UTIs ocupadas e a Grande São Paulo 91,8%.

Publicidade


"Temos 12.975 pacientes internados nas nossas unidades de terapia intensiva. Para se ter uma ideia, tínhamos agora na segunda-feira 12.945. Portanto, a ascensão, apesar de estar ocorrendo, vem num numerário menor do que aquilo que estávamos acompanhando nas últimas semanas, com centenas de novas admissões nas unidades", relatou.


Segundo Gorinchteyn, atualmente, o número de pacientes na UTI é o dobro do pico anterior da pandemia, em julho de 2020.


Atualmente, o estado tem 74.652 mortes por Covid-19.

No comparativo com a última semana, houve um incremento de casos em 9,2% e de internações em 10%. Apesar disso, Gorinchteyn cita que houve desaceleração em relação às últimas semanas.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade