Veranistas dos balneários da Costa Oeste têm à disposição exames físicos e orientações para cuidar da saúde, dentro da Operação Verão 2013. Com os resultados os profissionais calculam e avaliam a condição física dos veranistas e orientam para prática de atividades físicas, alimentação saudável e possíveis problemas de saúde.
Everton Moraes, 31 anos, mora em Santa Helena e aproveitou a para saber como está a saúde. Peso, altura, pressão arterial, frequência cardíaca, percentual de gordura corporal, flexibilidade, teste abdominal, foram avaliados pelos educadores físicos da Uniguaçu (Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu), uma das parceiras da Operação Verão, na Costa Oeste. "É bom saber como estão às condições de saúde, assim podemos prevenir problemas", comenta Everton. Segundo ele, a iniciativa une lazer e cuidado com a saúde.
De acordo com os profissionais responsáveis pelo teste, o objetivo é despertar nas pessoas o interesse no cuidado com a saúde. Segundo eles, os resultados podem indicar possíveis problemas de saúde. Quando os resultados ficam muito acima ou abaixo do normal, as pessoas são orientadas a procurem um profissional médico para saber se realmente existe algum complicador.
Leia mais:
Denúncias contra médicos por receita de hormônios cresceram 120% em um ano, diz CFM
Saiba quais doenças dão direito à isenção do Imposto de Renda
Centro de Doenças Infecciosas amplia atendimento para testes rápidos de HIV em Londrina
Saúde investiga circulação do vírus causador da Febre do Nilo no norte do Paraná
A Operação Verão é uma realização do Governo do Paraná e, na Costa Oeste é feita pela Secretaria de Estado do Esporte, em parceria com Itaipu Binacional, Conselho dos Municípios Lindeiros e apoio da Uniguaçu e programa Cultivando Água Boa.
O teste de avaliação física já foi feito em Santa Helena, Itaipulândia e São Miguel do Iguaçu. No próximo fim de semana (26 e 27) as avaliações estarão disponíveiss em Missal, Mercedes, São José das Palmeiras. Nos dias 2 e 3 de fevereiro, o teste estará disponível para a população de Mundo Novo (MS) e Marechal Cândido Rondon. Em 9 e 10 de fevereiro, Guaíra, Terra Roxa, Pato Bragado, Diamante do Oeste, Foz do Iguaçu e Entre Rios receberão a equipe da Uniguaçu.