O vereador Vilson Bittencourt (PSL) defendeu durante a sessão ordinária realizada na última quinta-feira (14) na Câmara de Vereadores de Londrina, que a Prefeitura proporcione atendimento digno aos pacientes das Unidades Básicas de Saúde e hospitais do município. O vereador estuda a possibilidade de propor um projeto de lei que estenda aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) os mesmos direitos concedidos hoje aos consumidores do sistema bancário.
"Qualquer cidadão que vai a uma agência bancária tem especificado o tempo máximo de 15 a 30 minutos para ser atendido sob pena do banco pagar uma multa; ser processado e até o gerente ser preso, como já aconteceu em Londrina. Só que na Saúde o paciente fica horas esperando para ser atendido, muitas vezes com um problema grave, e ninguém é punido por isso. Alguém tem que assumir esta responsabilidade", afirmou Bittencourt.
O vereador informou que está mantendo contatos com a secretaria de Saúde, médicos e hospitais para determinar, por consenso, um tempo máximo para atendimento de pacientes nas diferentes unidades de saúde. "Creio que a pessoa não possa ficar por mais de 30 minutos, sem passar pelo menos por uma triagem". E completou: " Agora ainda estamos estudando se o atendimento efetivo tem que ser realizado no prazo máximo de uma hora ou mais e aí estabelecermos parâmetros no projeto".
Leia mais:
Lula evoluiu bem à cirurgia, está estável e conversa normalmente, dizem médicos
'Presidente encontra-se bem', diz boletim médico após cirurgia de Lula
Vacinas contra covid-19 serão enviadas aos estados até esta terça
Brasil mantém tendência de aumento de cobertura vacinal infantil, diz ministério
Vilson Bittencourt afirmou que ainda não tem clareza sobre o tipo de punição a que as UBSs e hospitais estariam sujeitos em caso de descumprimento do tempo definido em lei para o atendimento. "Não sei se vamos responsabilizar o prefeito, o secretário de Saúde, toda a secretaria, o diretor da UBS ou do hospital. O que tenho certeza é que o cidadão tem que ser tratado com dignidade, e nosso projeto visa buscar esta garantia", disse o vereador.