A Vigilância Sanitária realiza uma inspeção nas 180 farmácias de Londrina com o objetivo de evitar que os estabelecimentos comercializem dois antibióticos suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) na última quarta-feira (4). A vistoria teve início na última quinta (5) e será concluída nesta terça-feira (10).
A Anvisa suspendeu a distribuição, comercialização e o uso da amoxicilina + clavulanato de potássio 50 mg/ml + 12 mg/ml pó para suspensão oral e da Rifamicina 10 mg/ml, solução tópica spray. No primeiro caso, o órgão constatou que o medicamento estava sendo fabricado com excipiente, uma substância que dá características como volume, forma e consistência, diferentemente do que foi aprovado pela agência reguladora. Já no caso da Rimaficina, segundo a Anvisa, o laboratório aumentou o tamanho do lote em 10 vezes sem que houvesse aprovação prévia.
A farmácia que for flagrada comercializando os antibióticos poderá ser multada em até R$ 20 mil. A Vigilância Sanitária orienta os estabelecimentos a devolverem os produtos para o distribuidor, que, por sua vez, deve encaminhá-los para que o laboratório faça a destruição dos mesmos. (com informações da rádio CBN Londrina)