A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta sobre a denúncia da atuação de um falso agente da Vigilância Sanitária que está aplicando um golpe na praça. O homem, que se faz passar por técnico da Vigilância, estaria exigindo dinheiro de prestadores de serviços, em troca de menos rigor nas ações de fiscalização.
O órgão alerta que a cobrança é indevida e deve ser denunciada pelos telefones 156 ou 0800 644 0041. As taxas de serviço da Vigilância Sanitária são recolhidas em agência bancária por meio de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e referentes à licença sanitária e aprovação de projetos.
"É uma atitude lamentável que não pode ser incentivada mas, ao contrário, denunciada. Não se negocia um serviço que é público e objetiva a saúde coletiva", afirmou a coordenadora da área, Rosana Zappe.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
Na ação denunciada, o falso agente estaria cobrando R$ 50,00 que seria recolhido por um motoboy após a abordagem nos estabelecimentos. A Secretaria esclarece que nenhum de seus técnicos age dessa maneira, pedindo ou exigindo dinheiro sob qualquer pretexto.