Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Quaresma

Vigilância Sanitária dá dicas para compra de pescados

Redação Bonde
19 mar 2008 às 16:58

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Divisão de Vigilância Sanitária de Alimentos, da Secretaria da Saúde orienta a população sobre os cuidados necessários na hora da compra e armazenagem de pescados, principalmente nesta época do ano, em que o consumo aumenta.

"Na hora de comprar pescados, prefira os frescos e inteiros, já que neles é mais fácil identificar a qualidade", orienta a chefe da divisão, Elaine Castro Neves, alertando que "o filetamento, limpeza e pré-preparo de postas mascaram as características do peixe, principalmente se ele estiver deteriorado".

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Elaine, o peixe marinho de boa qualidade deve ter cheiro característico do mar, guelras com uma coloração avermelhada e os olhos salientes. "Para ter certeza de uma boa compra, aperte o peixe com o dedo, se voltar para a posição normal significa que ele é fresco. Além disso, passe as unhas no sentido contrário ao das escamas. Se muitas delas se soltarem o peixe pode estar em processo de decomposição", ensina a técnica.

Leia mais:

Imagem de destaque
Estudo

Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS

Imagem de destaque
Novos focos

Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina

Imagem de destaque
Vítimas menores de 14 anos

Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa

Imagem de destaque
Alerta

Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS


Sobre o camarão, Elaine orienta que ele deve ser descascado na hora da compra. Sua cabeça deve estar aderida ao corpo, o contrário indica o início de putrefação. E, sobre as ostras e mariscos, ela ensina que eles devem ter sempre a casca fechada, pois, se estiverem abertas, indica que o animal está morto e não deve ser consumido.

O bacalhau é um dos peixes mais comuns nas cozinhas, nesta época do ano. Porém, sua compra e armazenamento também requerem cuidados especiais. Elaine chama a atenção para algumas alterações que o produto pode apresentar, que o tornam impróprio ao consumo, como odor desagradável, amolecimento da carne e manchas avermelhadas ou escuras. Ainda segundo Elaine, o bacalhau deve ser dessalgado logo depois da compra.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo