06/05/21
PUBLICIDADE
Saiba mais

Vilão da saúde, cigarro também pode causar dores nas costas

A lista de danos causados pelo cigarro só aumenta. Além de comprometer os sistemas circulatório, imunológico e respiratório, os fumantes e os ex-fumantes têm maior incidência de dores nas costas do que aqueles que nunca fumaram, mostra pesquisa publicada no American Journal of Medicine.

Reprodução
Reprodução


O neurocirurgião da Unifesp, Dr. Vinicius Benites, explica que o cigarro é prejudicial para a nutrição dos discos intervertebrais (que conferem rigidez e flexibilidade à coluna) e favorecem o processo degenerativo, o que consequentemente pode levar às dores nas costas. "Como se trata de um processo progressivo, ou seja, evolutivo, mesmo depois de parar de fumar, o dano já está feito e não há uma regeneração", afirma.

Dr. Benites também comenta outro problema ligado ao cigarro: a degeneração discal. "O cigarro é um importante fator de risco para o desenvolvimento de doença degenerativa do disco e hérnia de disco", diz.

Para completar, normalmente, os fumantes possuem hábitos que, no seu conjunto, são mais prejudiciais como o sedentarismo e a má alimentação. "Isso interfere tanto no surgimento de dores nas costas, como no insucesso do pós-operatório".

Um estudo publicado este ano, demonstra que em cirurgias da coluna lombar houve falha na cicatrização óssea em 29% dos pacientes fumantes, contra apenas 10% em pessoas não fumantes. "A cicatrização óssea (consolidação) se dá através de processo inflamatório que inclui formação de pequenos vasos.

O cigarro atua de forma negativa nesse processo, impedindo que os vasos pequenos se formem como deveriam e isso pode culminar com a falha da consolidação óssea", conta o especialista da Unifesp.

O insucesso em uma cirurgia da coluna é pior ainda quando a pessoa é idosa, com osteoporose e fumante. "Os pacientes com osteoporose possuem uma fragilidade óssea que é própria da doença. Se for associado ao hábito de fumar, essa fragilidade, juntamente com os fatores vasculares que são prejudicados pelo cigarro, aumentam muito a chance de insucesso de uma cirurgia de coluna", diz Benites.
Redação Bonde / Assessoria de Imprensa
Continue lendo
Sputnik Light

Rússia aprova nova versão da vacina Sputnik V de dose única

06 MAI 2021 às 14h42
Atualização

Enfermarias Covid-19 estão 45% ocupadas no HU de Londrina, mas UTI para o vírus atinge 99% de uso

06 MAI 2021 às 11h57
Zé gotinha

Crianças de 06 meses a 5 anos se vacinam contra gripe em Rolândia nesta quinta e sexta

06 MAI 2021 às 11h16
Mais um grupo

Gestantes com comorbidades se vacinam neste sábado em Cambé

06 MAI 2021 às 10h03
Coronavírus

Brasil registra 2.791 mortes por Covid em 24 horas

06 MAI 2021 às 09h22
Pandemia

Total de capitais com mais de 90% de lotação de UTIs, que já chegou a 22 no Brasil, cai para 10

06 MAI 2021 às 08h55
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados