Passou para 20 o número de cidades em condição de epidemia de dengue no Paraná de acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (SESA) nesta segunda-feira (4). Na última semana eram 13 cidades com epidemia da doença, que é constatada quando ocorrem 300 casos para cada 100 mil habitantes na cidade.
Ivatuba (Norte), Santa Mônica, Inajá, Alto Paraná, Itaúna do Sul e Mirador (Noroeste), além de Nova Santa Rosa (Oeste), são os municípios que entraram para a lista de locais com epidemia no Paraná.
Além destas cidades, São Carlos do Ivaí, Peabiru, Fênix, Japurá, Paranavaí, Santa Fé, Quinta do Sol, Terra Rica, Tamboara, Primeiro de Maio, São João do Caiuá, Formosa do Oeste, Engenheiro Beltrão, já estavam na lista de epidemia.
Leia mais:
Atendimento a dependentes de apostas cresce sete vezes no SUS, com alta entre mulheres
Aumento de casos de coqueluche pode estar ligado à perda de imunidade vacinal e cobertura insuficiente
Saúde alerta para a necessidade da vacinação contra a coqueluche para conter o aumento de casos
Falta de Ozempic em farmácias leva pacientes à busca por alternativas
O número de casos confirmados da doença no Paraná entre agosto de 2012 e a primeira semana de março de 2013 é de 25.871. Destes, 20.737 (80%) foram constatados somente no ano de 2013. São 180 as cidades com casos desde agosto do ano passado e destas 170 somente em 2013. Paranavaí é o município com mais casos de dengue (1.876), seguido por Peabiru (982) e São Carlos do Ivaí (723).
A quantidade de mortes por dengue permanece a mesma da divulgada na semana passada: foram, desde agosto de 2012 até março de 2013, seis mortes pela doença.