Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira

Viroses no outono: como identificar e proteger as crianças

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
13 abr 2022 às 10:37
- Pixabay
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A atenção deve ser redobrada com a saúde das crianças com a aproximação das estações mais frias, principalmente porque nessas épocas do ano as viroses se manifestam com maior incidência. A explicação para esse aumento de casos é a diminuição da resistência das vias respiratórias das crianças e, com isso, elas ficam mais suscetíveis à entrada de vírus e sujeitas à nova infecção, alerta o hospital  Pequeno Príncipe.


O pediatra do Pequeno Príncipe, Eduardo Gubert, explica que as transmissões dos vírus podem acontecer de diferentes maneiras. “Além do impacto da temperatura nas vias respiratórias, as crianças permanecem mais tempo em ambientes fechados e sem ventilação, o que aumenta a chance de contágios, pois a transmissão das viroses se dá por gotículas respiratórias no ar por meio de tosse ou espirro, pela saliva com objetos contaminados e beijos, e pelo contato com a pele como abraços e toque de mão”, aponta.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Tipos e sintomas

Leia mais:

Imagem de destaque
Veja alguns casos

Pênis falso, xixi do filho: malabarismos de atletas pra fugir de antidoping

Imagem de destaque
Saiba quais

Vacinação contra a dengue vai ser ampliada para mais 17 municípios da região de Apucarana

Imagem de destaque
Mitos e verdades

Chocolate Diet, light ou zero? Nutricionista ensina como escolher ovos de Páscoa

Imagem de destaque
Previne HIV

Falta de informação, estigma e acesso desigual limitam alcance da Prep


Entre as principais doenças sazonais do outono e inverno estão as infecções das vias aéreas superiores como gripes, amigdalites virais, otites, gastroenterites, estomatites e a doença mão-pé-boca. “Cada doença viral pode se manifestar com um ou vários sintomas, como tosse, coriza, dor de ouvido, diarreia, vômitos e outros”, esclarece o especialista.

Publicidade


Em comum, as viroses podem começar com uma febre inespecífica, que sinaliza para a família e seu médico que algo está errado com a criança. Na medida em que os sintomas vão surgindo, a localização da doença e o tipo do vírus causador ficam mais evidentes e ela pode ser diagnosticada com maior precisão.


Diagnóstico e tratamento

Publicidade


Muito frequente nos pronto-atendimentos hospitalares, o diagnóstico da virose tende a ser genérico e abrangente, pois existem muitas doenças virais, com diferentes características. Para identificar exatamente qual o vírus causador da doença é possível realizar um exame rápido, o PCR, que ficou familiar por ser indicado para detectar o vírus da Covid-19. As viroses devem ser tratadas com medicamentos, quando indicado pelo médico, para diminuir os sintomas como a febre.


O acompanhamento da doença é importante, pois ela pode evoluir para quadros que necessitem de internamento por desidratação, cansaço, dificuldade para respirar, e até meningite. As viroses podem ser porta de entrada para quadros bacterianos, que apresentam maior risco de complicações. 

Publicidade


Para proteger as crianças das viroses alguns cuidados básicos são essenciais, como:


manter-se bastante hidratado, com muita ingestão de líquidos e repouso;

Publicidade

alimentar-se de forma equilibrada, com alimentos nutritivos;

manter uma rotina de sono com qualidade;

adotar condutas básicas de higiene como limpeza nasal, limpeza das mãos e banhos;

realizar o acompanhamento pediátrico periódico.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade