A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Neonatologia do Hospital Universitário (HU) de Londrina está interditada há 24 dias. A decisão partiu da diretoria do próprio hospital, devido ao contato com dois vírus que apresentam grande risco de contaminação: o herpes zoster e varicela.
De acordo com a assessoria de imprensa do HU, a ala deve ser liberada somente no sábado (20), após limpeza e esterilização agendada para amanhã. As internações no local, que tem capacidade para sete pacientes, estavam totalmente restringidas. Os contatos direto e aéreo foram terminantemente proibidos.
Além disso, o HU enfrenta outros problemas relacionados à falta de verba para manutenção e aquisição de aparelhos e equipamentos bem como o déficit de servidores. A ala de Queimados, por exemplo, opera com apenas 80% dos leitos. O aparelho de tomografia computadorizada também está quebrado, impossibilitando a realização de exames. A assessoria informou, entretanto, que o exame é terceirizado quando há necessidade, garantindo a assistência completa dos pacientes.
Leia mais:
Famílias que ganham até R$ 1.200 por mês usam 82% dos recursos aplicados no SUS
Novo plano para combater câncer de colo do útero tem foco em rastreio e vacina
Brasil registra mais de 11 mil partos resultantes de violência sexual, diz pesquisa
Sesa reforça gratuidade dos serviços ofertados pelo SUS
A reportagem não conseguiu falar com a diretora clínica do HU, Susana Lilian Wiechmann.