Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Avanço

Vírus modificado pode tratar problema cardíaco

BBC Brasil
30 abr 2013 às 14:32

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A medicina tem avançado consideravelmente em tratamentos que resultam em altos índices de sobrevivência entre pacientes de ataques cardíacos, mas que passam a conviver com outros problemas, como a insuficiência cardíaca.

Mais de 750 mil pessoas no Reino Unido sofrem do problema, um termo médico que define situações em que o coração não consegue bombear o sangue para o resto do corpo de forma eficiente. Isto pode acontecer após um ataque cardíaco, por exemplo.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Pesquisadores do Imperial College London concluíram que os níveis da proteína SERCA2a são mais baixos em pacientes com este tipo de problema e modificaram geneticamente um vírus para que este produza mais quantidade da substância, muito importante para o bom funcionamento do coração.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz InCor

75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo

Imagem de destaque
Confira a pesquisa

Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise

Imagem de destaque
Verão e chuvas

Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo


O vírus alterado será liberado no músculo cardíaco de 200 pacientes por meio de um tubo inserido na perna que transportará o organismo pelos vasos sanguíneos.

Publicidade


O professor Sian Harding, do Imperial College London, espera que a experiência leve os pacientes para o estado de saúde em que se encontravam antes de sofrer danos no coração.


"Nós acreditamos que este é um tratamento que pode melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas", diz Harding.

Publicidade


O médico Alexander Lyon, cardiologista no Royal Brompton Hospital, onde alguns pacientes vão receber o vírus modificado, disse que este é o primeiro teste de terapia genética para tratar insuficiência cardíaca.


"Nosso objetivo é lutar contra insuficiência cardíaca revertendo algumas mudanças moleculares que ocorrem quando o coração falha", diz.


A organização British Heart Foundation disse que a ideia tem "um grande potencial, mas precisa ser provada em testes clínicos".

"Apesar de haver medicamentos eficientes, ainda não há tratamentos que restaurem a função cardíaca dos que sofrem de problemas no coração", disse Peter Weissberg, diretor da British Heart Foundation.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo