Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Estudo indica

Vitamina D pode ajudar a emagrecer

Redação Bonde
18 fev 2015 às 16:43

Compartilhar notícia

- Reprodução
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A relação entre vitamina D e a saúde dos ossos já é conhecida. Sem ela, apenas 15% do cálcio e 60% do fósforo (minerais essenciais para a formação do esqueleto), ingeridos por meio da dieta, seriam absorvidos pelo organismo, de acordo com o endocrinologista americano Michael Holick.

Mas esse está longe de ser o único benefício dessa vitamina que, na verdade, é um hormônio do grupo dos esteroides, produzido pela ação da radiação solar sobre a pele e obtido pela ingestão de determinados alimentos. "Existem receptores para essa substância em células do corpo todo, o que indica que ela participa de inúmeras funções do organismo", explica o endocrinologista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Francisco Bandeira, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Pernambuco (UPE). Uma dessas funções, descoberta mais recentemente, está relacionada à diminuição do acúmulo de gordura localizada e à perda de peso. Embora ainda não se saiba exatamente o porquê, pesquisas já associaram a deficiência de vitamina D com a resistência à insulina, o que prejudica o processamento do açúcar, aumenta o depósito de gordura abdominal e estimula a fome.

Leia mais:

Imagem de destaque
Diz InCor

75% dos fumantes de cigarro eletrônico sofrem de ansiedade, diz estudo

Imagem de destaque
Confira a pesquisa

Crise climática afeta de forma desproporcional saúde de pessoas negras e indígenas no Brasil, aponta análise

Imagem de destaque
Verão e chuvas

Brasil tem estabilidade de casos de dengue, mas especialistas alertam para aumento em breve

Imagem de destaque
Saiba mais

Acesso à internet pode melhorar a saúde mental de pessoas acima de 50 anos, diz estudo


Um estudo da Universidade de Laval, no Canadá, sugere que equilibrar os níveis de vitamina D pode afinar a cintura porque ela ajuda a reduzir os índices de cortisol, hormônio que leva ao armazenamento de gordura no abdome.

Publicidade


Outro estudo, dessa vez da Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, comparou o emagrecimento de pessoas com índices normais de vitamina D ao de outras com níveis insuficientes, os dois grupos seguindo a mesma dieta de restrição calórica. Constatou que os integrantes do primeiro perderam mais peso.


Segundo os cientistas, o motivo é que essa vitamina auxilia na regulação do apetite, já que aumenta a liberação de leptina, hormônio responsável por levar ao cérebro a informação de saciedade.

Publicidade


Para manter bons índices de vitamina D no organismo, é preciso atuar em várias frentes ao mesmo tempo.


Sol

Publicidade


Reprodução
Reprodução


Exponha-se pelo menos 20 minutos todos os dias nos horários menos nocivos – antes das 10 horas da manhã e depois das 17. Não use filtro solar, que impede até 70% da síntese da vitamina D. Por isso, não abuse: fique sob o sol no máximo uma hora.


Alimentação

Publicidade


Vegetais e fontes de proteína de origem animal (leite e derivados, ovos e peixes como salmão e atum) não podem faltar na dieta, pois o colesterol presente neles é matéria-prima para a produção da vitamina D.


Suplementos


São bem-vindos, mas só sob orientação médica. "Exceder nos níveis de vitamina D pode causar intoxicação e levar à formação de cálculos renais", alerta a endocrinologista Isabela Bussade.

(Com informações Mdemulher)


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo