Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Confira dicas

Você sabe quais são os mitos e verdades sobre a Febre Amarela?

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
20 ago 2019 às 15:56
- Agência Brasil
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

1 - A infecção pelo vírus da febre amarela se dá pela macaco

MITO: Segundo Myrna Campagnoli, diretora médica do laboratório Frischmann, a infecção pelo vírus da febre amarela se dá pela picada do mosquito fêmea infectado e, nas cidades, geralmente a transmissão ocorre por meio do mosquito da espécie Aedes Aegypti, o mesmo que transmite a Dengue.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


2 - Febre Amarela mata

Leia mais:

Imagem de destaque
Saiba mais

Anvisa discute regulamentação de cigarro eletrônico no Brasil

Imagem de destaque
Pacientes de até 12 anos

Unimed Londrina inaugura nova unidade de atendimento pediátrico 24 horas

Imagem de destaque
Entenda

Saúde não vai ampliar faixa etária de vacinação contra a dengue no PR

Imagem de destaque
Municípios decidem estratégias

Saúde amplia vacina contra a dengue com vencimento até 30 de abril para 4 a 59 anos


VERDADE: Os principais sinais da doença são febre, dor de cabeça, dores no corpo em geral, náuseas, vômitos, fadiga, calafrios e fraqueza. Em alguns casos mais graves, o paciente pode sentir febre alta, aparentar coloração amarelada da pele, hemorragia e insuficiência de múltiplos órgãos. A febre amarela pode ser assintomática, mas em alguns casos ela pode aparecer de forma grave e letal. Para Myrna, assim que os sintomas aparecerem é recomendado que o paciente procure uma unidade de saúde. "É fundamental que a população fique atenta quanto aos sintomas, e principalmente, com as campanhas de vacinação das entidades públicas, pois uma maneira muito segura de evitar o surto é se vacinar", recomenda.

Publicidade


3 - Gestantes não devem se vacinar


MITO: De acordo com o Ministério da Saúde, gestantes devem ser vacinadas se residirem em região com caso suspeito do vírus. Porém, cabe o acompanhamento médico já que assim como os idosos, esses pacientes podem apresentar efeitos colaterais graves. Mulheres amamentando devem suspender a amamentação por 10 dias após a vacinação. Já pessoas acima de 60 anos deverão se imunizar se residirem ou forem se deslocar para áreas de risco e é recomendado procurar orientação médica.

Publicidade


4 - Vacina contra a febre amarela deixa a pessoa doente


MITO: A vacina é segura. Porém é contraindicada para pessoas com doença autoimune, crianças de até 6 meses, pacientes em tratamento com quimioterapia e pessoas que vivem com HIV.

*As dicas são da diretora médica do Laboratório Frischmann.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade