Doença
A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda que é causada por um vírus. Esse vírus é transmitido pela picada de um mosquito silvestre, que vive em zona de mata, e não há transmissão direta de pessoa para pessoa.
Um indicador da presença desses mosquitos transmissores se dá com a morte de macacos, que também sofrem com altos índices de mortalidade quando contaminados. Por isso, o avistamento de macacos mortos deve ser informado às equipes de saúde do município.
Leia mais:

Prefeitura de Londrina convoca profissionais para saúde aprovados em concurso

Em Londrina, PA do Leonor contará com atendimento 24 horas voltado para o público infantil

Entre crises e noites tranquilas, veja linha do tempo da saúde do papa Francisco em um mês

Novo fármaco pode funcionar como 'vacina anual' contra o HIV
Os sintomas iniciais da febre amarela são febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
A doença pode ser prevenida por meio de vacina, que está disponível gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Desde abril de 2017, o Brasil adota o esquema vacinal de apenas uma dose durante toda a vida, medida que está de acordo com as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde). A vacina é a melhor forma de prevenção da doença e está disponível em todos os postos de saúde do estado.
Leia também:
