24/01/21
PUBLICIDADE
Regime

A dieta vegetariana pode ser seguida por qualquer pessoa?

Qualquer pessoa pode seguir uma dieta vegetariana, desde que seja cuidadosamente elaborada e equilibrada por um nutricionista ou nutrólogo. Existem vários tipos de vegetarianos, como ovo-lacto-vegetarianos, lacto-vegetarianos, crudismo ou crudivorismo ou frugivorismo e os vegans ou vegetarianos puros.

Os ovo-lacto-vegetarianos consomem ovos, leite, vegetais e frutas; os lacto-vegetarianos, leite, frutas e vegetais. Os adeptos ao crudismo utilizam apenas alimentos crus. Acreditam que os alimentos devem ser consumidos conforme a natureza os fornece, sem a necessidade de fogo ou sal, e entendem que o fogo destrói a energia vital, a parte mais importante dos alimentos. Os crudivoristas se alimentam de frutas, verduras, raízes, alguns tubérculos e alguns cereais que podem ser ingeridos crus (como triguilho picado, brotos) e aveia. Os vegans não consomem qualquer produto de origem animal, inclusive gelatina e mel, e abstêm-se do consumo de lã, couro e cosméticos que contenham derivados animais ou que tenham sido testados em animais.


Uma dieta vegetariana reduz os riscos e as condições favoráveis a doenças como obesidade, hipertensão, diabetes mellitus, problemas de coração e alguns tipos de câncer. No entanto, faz-se necessário que a dieta seja cuidadosamente planejada.

Carnes, ovos, leite e derivados, assim como todo alimento protéico de origem animal, contêm proteínas de alto valor biológico, o que determinará que a maior parte da proteína contida neste alimento seja absorvida e aproveitada.

Vale lembrar que uma dieta vegetariana também pode suprir as necessidades nutricionais. Um profissional especializado tem condições de balanceá-la e suplementá-la de maneira que não falte nenhum nutriente. Em dietas estritamente vegetarianas, as principais deficiências que podem ocorrer são deficiências no fornecimento de ferro, cálcio e vitaminas B12 e D.

Gisele G. Centenaro, nutricionista
Sua Saúde-Folha de Londrina
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Continue lendo
Sem mortes

Maringá registra 63 novos casos de coronavírus neste sábado

23 JAN 2021 às 18h48
Boletim paranaense

Paraná soma 518.139 casos e 9.285 óbitos por Covid-19 neste sábado

23 JAN 2021 às 18h19
Boletim da pandemia

Londrina tem mais quatro mortes e 327 novos casos de coronavírus

23 JAN 2021 às 17h14
Balanço da Sesa

Paraná: 57,2 mil pessoas já foram vacinadas contra a Covid-19

22 JAN 2021 às 20h27
Boletim

Saúde divulga mais 3.621 casos e 74 óbitos de covid no PR

22 JAN 2021 às 20h24
Perguntas e respostas

Tire suas dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19 no PR

22 JAN 2021 às 20h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados